Futebol: Razão x Emoção
Ser o pior Clube de todos os tempos uma vez é fácil, o difícil é se manter no fundo.
O Coritiba não cansa de quebrar recordes. É oficial! Esse time é o pior Coritiba da história. Mas o melhor nem é ser o pior. O melhor é saber que o pior Coritiba da história, antes do atual, era o de 2020, ou seja, há pouquíssimo tempo. O que só mostra uma capacidade imensa do Coritiba em se reinventar e deixar o que já era ruim ainda pior.
Menção honrosa ao setor de qualidade do Clube que, ao menor sinal de competência e evolução do elenco, trabalha duro para trazer reforços para nivelar por baixo a equipe. Destaque para o trabalho do coach mental que vem destruindo com cautela freudiana a mentalidade dos atletas, e à empresa de marketing do novo escudo que levou um ano para desenhar duas araucárias. Passar vergonha é um processo lento e que exige equipes multidisciplinares.
Voltando para dentro das quatro linhas, essa regularidade que o Coritiba vem demonstrando, não é por acaso e não é para qualquer um. Um fracasso não nasce ao acaso. É preciso método, dedicação e foco na busca do pior resultado, sempre. Desvalorizando profissionais, e contratando pessoas tão caras quanto ineficientes.
Estes retumbantes insucessos, por óbvio, não são frutos do trabalho de um único indivíduo, ou equipe. São necessários anos e anos de escolhas estratégicas duvidosas, e o mais importante: não saber o que está fazendo. Só quem não sabe o que está fazendo pode fracassar com graça. O Coritiba mostra que está atento ao que o mercado vem fazendo, e não tem receio em seguir exemplos bem-sucedidos de fracasso, inclusive aqui da nossa Aldeia, como Paraná Clube e Londrina.
Acima de tudo, o Coritiba é um clube unido, no qual todos os dirigentes e presidentes têm uma responsabilidade muito grande em manter as coisas como estão. Eles podem até revezarem no comando no clube, mas jamais perdem do horizonte as linhas mestras que balizam a instituição, que são: visão: ser o pior clube do Brasil. Missão: envergonhar a torcida. Valores: ineficiência, claudicância, compadrio e foco no desempenho pífio.
E vem aí a SAF, uma oportunidade para levar nosso fracasso a outro nível. Com o dinheiro oriundo de uma empresa que tem em seu portfolio outros grandes clubes de produtores de café e vendedores de consórcio, o Coritiba poderá pagar muito mais para que outros profissionais tão caros quanto desinteressados cheguem e mantenham os erros que vêm dando certo há anos.
Ser o pior Clube de todos os tempos uma vez é fácil, o difícil é se manter no fundo.
Sigam-me os bons.
@fernandoschumakmelo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)