Futebol: Razão x Emoção
Tenho escrito menos por aqui, porque não gosto de me repetir e dizer o óbvio. E também porque meus colegas de site têm descrito o cenário do coxa com muito mais precisão que eu, dando voz a todos nós sofridos coxas-brancas.
Nem ia escrever, mas, o caso do racismo no jogo do Flamengo contra o Bahia, a expulsão justa do Gabi Grosso, e a violência da molecada de Cap e Flu me obrigam a dizer que cada vez mais perco o pouco que me resta de apreço pelo futebol brasileiro.
Todos os casos, aparentemente distintos e desconexos, estão interligados. Falta educação. Falta respeito e formação de caráter. A base dos clubes deveria formar atletas, seres humanos mas apenas forma jogadores pobres de caráter que aprendem desde cedo a fazer cera, a fingir lesões e a desejar ganhar a qualquer custo.
Vendo as cenas da final do sub-17 hoje me entristeci pelo futuro do futebol brasileiro. Está claro que estamos fadados a ter mais uma ou duas gerações de mimados mal carateres que não sabem se comportar, que desrespeitam os mais velhos e não tem a menor noção de autoridade.
Ter de ver e ouvir comentaristas defendendo o Gabi Gol e punindo o árbitro me faz ter ainda mais certeza de que nada mudará e de que o poste continuará mijando no cachorro.
Nao aprendemos nada com o 7x1. Não aprendemos nada com o caso da menina gremista que xingou o goleiro Aranha. Não aprendemos nada com o caso do Juiz Edilson. Na verdade desaprendemos e pioramos. O que se pratica hoje no Brasil é outro esporte. É um insulto chamar isso de futebol. O que se vê nas arquibancadas, nos CT'S, aeroportos, ruas e terminais é uma nojeira, sendo uma ofensa chamar esses delinquentes de torcedores.
Ainda bem que este ano nao tem mais data fifa, e se aproxima o boxing day da premier league. Único campeonato que realmente dá prazer de assistir. Pela lealdade, pela velocidade, pela vontade nobre de jogar bem, e não apenas o desejo pobre de ganhar.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)