Futebol: Razão x Emoção
Somando a aprovação pelos sócios da adequação do Coxa à Lei da SAF e o anúncio do novo head esportivo René Simões, podemos cravar que em janeiro o Coxa anuncia a chegada de um investidormagnata do Oriente médio.
Brincadeira à parte, o fato de René, que tem longa história de trabalhos no mundo àrabe, ser contratado na mesma semama da compra do Botafogo pelo grupo que comanda, entre outros clubes, o Crystal Palace da Inglaterra, e o aporte de dinheiro do Ronaldo no Cruzeiro, nao pode ser desprezado.
No mundo dos negócios, como é o do futebol, timing é fundamental. Era preciso e importante que a empresa Coritiba, acenasse ao mercado, seus sócios, parceiros comerciais, credores e aos investidores que não está levando a SAF na brincadeira.
René tem história no Coxa. É um mider motivador, muito mais que treinador. Se fosse pra assumir algum cargo, tinha de ser este mesmo. Conhece o clube, conhece o mundo do futebol, é bem quisto por todos - ate onde se sabe - e comhece também o mundo árabe.
Treinou o AL Qadsia ainda em 1985. Depois AL Haya, AL Rayyan, AL Arabi, AL Khor, alem da seleção do Irã em 2008.
Minha única ressalva com relacao à contratação nao evolve o nome de René, mas a contratação em si. Vocês lembram do início da gestão Bacellar, certo? Medina, Guerra e etc., todos "tocados" pelo midas Alex, vieram e se foram sem deixar saudade. Lembram do Marcelo Almeida? Pois então, ninguém dura, principalmente estes empresários consagrados, em um ambiente bagunçado como tenta deixar de ser o Coxa. Que ainda é uma mistura de clube social, pequena empresa familiar e repartição pública. Não adianta nada trazer esse ou aquele nome do mercado, se o planejamento não for sério e sólido.
Por hora, bem vindo René! E parabéns à diretoria e aos sócios pela decisão do último dia 23. Mais que uma aprovação da adequação jurídica, a votação foi uma demonstração de maturidade emocional e de que, se por um lado a torcida não tolera mais amarodismo, loucuras e excessos dos dirigentes, por outro está consciente da realidade e do tamanho atual do Coxa perante os desafios, e coerente em suas expectativas esportivas. Vamos em frente!
Nesta última coluna do ano, desejo a todos, em tempo, feliz natal, e, antecipadamente, um feliz, saudável e próspero ano novo!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)