Games
O Coritiba não faz mais parte da elite do futebol Brasileiro. Lamentavelmente, com isso, rumores dão conta de que o Glorioso provavelmente não irá figurar no título FIFA em 2010.
Atualmente, no FIFA10, apenas estão disponíveis: Cruzeiro, Atlético MG, Atlético PR, Coritiba, Botafogo, Flamengo e Palmeiras. A edição do FIFA11 pretende ter apenas os clubes da Série A totalmente licenciados.
Entretanto, isso se trata de um rumor. Afinal, times tradicionais como: Bahia, Parana Clube e Fortaleza pintaram em edições passadas da série futebolística e o Verdão pode aparecer no jogo na categoria "Resto do Mundo".
O FIFA10 teve este ponto negativo: Licenciamento. O Brasileirão é o maior e mais difícil campeonato do mundo. Seria de bom tom, da parte da Electronic Arts, ter mais consideração sobre isso. Até para evitar que o jogo seja "PATCH"eado justamente para ter todos os clubes, estádios, uniformes e gritos do Brasileirão. É válido lembrar que o SC Internacional não entrou nessa edição, em pleno ano Centenário. Ou seja, existe alguns problemas implícitos para o licenciamento de Clubes Brasileiros.
Nota-se que a metodologia utilizada para a celebração de um acordo entre Clubes e a EA Sports é diferente aqui no Brasil. Cada negociação necessita ser feita individualmente, clube por clube. Nisso, os valores se diferem, afinal, um quer sempre ganhar mais do que o outro. Mundialmente, a negociação é realizada diretamente com a instituição/confederação da Liga/Campeonato local, assim, representa o interesse de todos os clubes associados. Seguindo essa linha, por causa da falta de profissionalismo/organização do futebol Brasileiro dificilmente teremos Series A e B completas nos games. No FIFA mesmo, existem series A, B e C de alguns países. A base amadora e com "Cartolas" aqui, é extremamente nociva e definha este esporte tão apreciado nas terras tupiniquim.
*Com colaboração de: Rogério Casado.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)