Geração 90
O ano de 2021 terminou para o Coritiba com um misto de alívio pelo atingimento do principal objetivo, misturado com um sensação de dejá vú para o torcedor alviverde.
Se vimos durante a temporada uma equipe que jogou no seu limite técnico e físico, vencendo jogos no pequenos detalhes e se mantendo na liderança por um bom tempo, terminamos o campeonato escancarando nossas fragilidades, provando que há muito trabalho a ser feito pela Diretoria no próximo ano.
O jogo contra a Ponte Preta teve sua importância para a confirmar que muitas peças não podem permanecer no elenco alviverde para a temporada 2022.
A gratidão da torcida alviverde ao atual elenco deve-se resumir ao esforço empregado por todos os atletas durante este ano para que o Coritiba voltasse a elite, objetivo fundamental para a viabilidade financeira do clube. Ponto. Para a próxima temporada a Diretoria deve ter o discernimento que a gestão anterior não teve em 2020 quando renovou com quase todo o elenco que subiu em 2019, tendo a falsa expectativa de que a base formada era suficiente para encarar a primeira divisão.
Chegou o momento de desapegarmos de alguns atletas que foram muito importantes nesta caminhada, mas que não tem condições de encarar uma primeira divisão. Assim como neste ano, 2022 exigirá da Diretoria um nível muito alto de acerto nas contratações, mantendo-se a estratégia de formar um elenco enxuto e bem qualificado.
Do elenco atual Matheus Alexandre, Dalberto, Guilherme Azevedo, Romário, Wellington Carvalho, Valdeci, Edson Carioca, Willian Alves e Nathan Ribeiro já devem sair na primeira barca. Muralha, Jhony e Bochecha tem contrato e devem ser emprestados. Alguns destaques deste ano como Wilson, Waguininho, Val, Castan, Sales, Robinho e Léo Gamalho devem sua permanência avaliada, mas no meu entender apenas para compor elenco. Rafinha provavelmente deve confirmar sua aposentadoria. Com potencial para serem titulares restam somente Natanael, Henrique, Willian Farias e Igor Paixão com essa credencial, coincidentemente crias do clube. Outros jogadores como Thalisson, Marcio, Biro, Bernardo, Biel, João Vitor e Luizão merecem todo o nosso cuidado e paciência pois são ativos do clube, e devem ser melhor lapidados durante o certame estadual.
Quanto ao treinador, eu sou um daqueles que acreditam no trabalho de Gustavo Morínigo. Muito questionado durante o ano, o paraguaio conseguiu manter o grupo bem controlado, harmônico e disciplinado apesar do problemas extracampo enfrentados, extraindo o máximo do material humano que teve em suas mãos. Entendo que a insistência nos mesmos jogadores teve seus motivos, e o cuidado (até excessivo) com os piás da base evitou que algum deles saísse queimado na atual temporada. Por outro lado, acredito que não será o fim do mundo se o paraguaio não permanecer.
Para se manter na elite na próxima temporada, a Diretoria Alviverde precisará ser muito habilidosa no mercado, buscando contratar atletas de médio custo, que estejam na curva ascendente de suas carreiras, e que possam oferecer retorno técnico imediato. Nada de medalhões caros, em fase decadente. Os mercados sul americanos e do leste europeu devem estar no radar do Coritiba, pois oferecem atletas com o perfil pretendido.
Aliás, este mercado que o Coritiba estará inserido é extremamente concorrido, sendo que o tempo é crucial para se obter sucesso. Na temporada passada o Fortaleza foi muito competente e formou seu elenco justamente nesta época. Não à toa, foi um clube de destaque na série A deste ano. Em janeiro, os melhores jogadores com este perfil já devem estar com seus destinos selados, portanto as próximas semanas devem ser fundamentais para que o Coritiba possa dar o próximo passo no trabalho de reconstrução do clube. 2022 já começou.
Dá-lhe Coxa!
Saudações Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)