Geração 90
No futebol, assim como na vida, não existem verdades absolutas, pois o que o torcedor considera como verdade passa muito pelo seu ponto de vista pessoal, que é diretamente influenciado por aqueles que compõem o seu círculo de relacionamento e principalmente pela imprensa livre. Com o advento das redes sociais, as opiniões começaram a se disseminar de forma mais rápida e direta, permitindo que teses, pensamentos e devaneios pudessem ser compartilhados entre grandes grupos que torcem pelo mesmo clube, provocando opiniões antagônicas e formando os blocos dos otimistas e dos cornetas, cada um com as suas variações.
Certa vez, o técnico Argel Fucks fez certas declarações em uma entrevista coletiva, quando treinava o Internacional-RS, que o transformou num dos mais tradicionais memes do youtube. Nessa oportunidade, Argel disse que “no futebol a verdade de hoje é a mentira do amanhã, e a mentira de hoje é a verdade de amanhã”. Analisando os últimos tempos do Coritiba até que a folclórica fala do ex-treinador alviverde faz algum sentido, pois apenas uma semana foi o suficiente para implodir o bom conceito que o Coritiba construiu perante o seu torcedor ao longo dos 4 meses desta temporada.
A imprensa paranaense então que o diga. Antes do jogo contra o Avaí eram só matérias positivas pois não tinha onde bater num time que foi campeão paranaense, iniciou bem o Brasileiro e fez um jogo magistral contra o Santos na Copa do Brasil. As duas melancólicas derrotas da última semana viraram essa chave, e o que se viu e ouviu nos últimos dias foram matérias requentadas sobre os frangos do Muralha, a ineficiência defensiva do time, a idade avançada e a falta de alternativas do elenco, que vai jogar pra não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Nem a importantíssima e estratégica vitória contra o América-MG parece não ter sido suficiente para arrefecer as críticas e as pautas negativas. Mesmo com o Coritiba estando na sexta colocação, com possibilidades de assumir a vice liderança do campeonato, a nossa imprensa hoje prefere dizer que o Coritiba está a 50 dias sem vencer fora de casa (que na verdade representam um recorte de apenas 4 jogos – com um empate e três derrotas).
Por mais que alguns não acreditem nisso, na minha opinião essas “verdades” só servem pra menosprezar o clube e minar o ambiente interno, que já esteve muito conturbado após o baque da eliminação da Copa do Brasil.
Na contramão disso tudo, prefiro ressaltar outras verdades:
• Com 15% dos jogos disputados, já conquistamos 22% dos pontos necessários para garantir a permanência na Série A;
• Para o jogo contra o Atlético-GO teremos possivelmente o retorno de Igor Paixão e Thonny Anderson ao time. Natanael também já está prestes a estar em condições de jogo;
• Temos o quinto melhor aproveitamento até o momento (55,6%);
• Temos o melhor ataque do campeonato e o vice artilheiro da competição;
Apesar de nenhuma dessas verdades garantirem um final de temporada feliz para o torcedor alviverde, são fatos que precisam ser expostos para incentivar e fazer com que cada vez mais Coxas Brancas se unam em apoio a esse elenco, que tem um campeonato muito difícil pela frente, mas que já provou que pode surpreender muita gente por aí.
Dá-lhe Coxa!
Saudações Alviverdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)