Geração 90
Era o ano de 1998 quando um menino coxa branca de 12 anos de origem humilde, que morava em um condomínio popular na Cidade Industrial de Curitiba recebia um computador de presente da sua irmã, na manhã de natal daquele ano. Ao ligar aquela supermáquina, a ansiedade era grande pra se conectar com a tal da internet. Usando um provedor temporário grátis e um modem que fazia uma chiadeira danada, ele conseguiu se conectar com uma “supervelocidade” de alguns Kbytes por segundo. Ao abrir o navegador, o menino não teve dúvida sobre qual seria a primeira palavra a escrever naquele rudimentar mecanismo de busca: Coritiba. Surgiu então um domínio coritiba.com que direcionava para o site Coxanautas. Mal sabia ele que naquele momento estava acessando um portal que revolucionaria a forma de interação dele com tudo que envolve o Coritiba, permitindo-o integrar uma comunidade de coxas brancas da qual faria parte pelo resto da sua vida.
Pra muitos torcedores alviverdes, em especial os nascidos a partir da década de 80, a história do Coritiba se confunde com a história do Coxanautas. O que era apenas uma lista de discussões no seu surgimento em 1996, se tornou no início dos anos 2000 no principal portal de informações do clube, superando inclusive o site oficial. A partir daí o crescimento do site foi constante, com a entrada dos colunistas, dos chats, bolões e outras ferramentas de integração. Como todo projeto, o site teve seus momentos de dificuldade que talvez só os resilientes Marcelo Carneiro, Sérgio Brandão e Ricardo Honório teriam a força e a determinação para superar, mantendo o alto nível e buscando entregar o melhor conteúdo possível a nação alviverde.
Dentre as etapas de evolução do Coxanautas, destaco uma que foi determinante para a definitiva subida de patamar do site: A TV Coxanautas. A partir de 2017, a TV transformou a frieza das palavras nas matérias no calor dos bate papos e das entrevistas. Passaram por ali ídolos do passado e do presente, dirigentes, personagens entre outros, que nos fizeram mergulhar em histórias que muitos de nós nem tínhamos conhecimento. Neste período, com a entrada de Rogério Scarione, o site passou a crescer muito no âmbito das redes sociais, ampliando seu alcance junto aos torcedores. A TV Coxanautas acabou sendo a precursora das lives pós jogo que fizeram com que muitos torcedores abandonassem as estações de rádio após as partidas pra assistir um programa de torcedor pra torcedor, com análises realistas e sem filtro acerca do desempenho do Verdão e dos acontecimentos da semana. Desde então o céu está sendo o limite. As inovações vem impulsionando o crescimento de sócios, que tem no grupo do Telegram uma grande fonte de informações, risadas e resenhas. O nível das entrevistas, dos programas e dos conteúdos vem se superando a cada dia, contando agora com o apoio de um time de novos colaboradores voluntários para edição, revisão e desenvolvimento do site e das lives (Thiago, Christian, Jorge, Duh, Luiz Buquera, Paulo Chaves, entre outros).
Toda essa estrutura revestida de profissionalismo, competência e amor ao Coritiba nos faz ter uma grande expectativa em relação ao documentário de aniversário de 25 anos que está na iminência de ser lançado, e que deve trazer muita emoção a toda nação alviverde.
Mais que um portal, o Coxanautas é uma família que cresce a cada dia mais, e que tem e sempre terá um único objetivo: fortalecer o Coritiba Foot Ball Club.
Parabéns ao Coxanautas pelos brilhantes 25 anos de existência!
Parabéns a todos os que fazem e que fizerem parte deste projeto desde seu início, dos quais não me atrevo a citar nominalmente, sob o risco de cometer injustiças.
Parabéns a torcida Coxa-Branca por ter um portal democrático, imparcial e que verdadeiramente nos representa a mais de ¼ de século.
Obrigado Coxanautas por fazer parte da minha vida a mais de duas décadas e por permitir que aquele menino lá do início desta coluna tenha hoje a satisfação de estar aqui, comentando neste espaço.
Viva o Coxanautas!
Dá-lhe Coxa!
Saudações Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)