Geração 90
O Coritiba tem proporcionado nesta temporada uma satisfação ao seu torcedor que não era sentida há muito tempo. O atual intervalo de dez dias sem partidas, que em outras temporadas era sinônimo de alívio, hoje parece um martírio para o torcedor, tamanha é a ansiedade para que o Coxa entre em campo e vença logo os seis jogos que faltam para o acesso.
Esse sentimento diante da abstinência de jogos ocorre porque o Coritiba, pra muitos como eu, é algo muito além de um hobbie ou distração. É uma forma de viver. Como bem disse Ricardo Honório numa live há uns dias atrás: “É a coisa mais importante dentre as menos importantes”. Para os Coxas aficionados em futebol, nesse intervalo dá até pra tentar assistir um jogo da Premier League, do Campeonato Espanhol, ou daqui mesmo das terras tupiniquins, mas nada se equivale ao sentimento de ver o nosso Verdão em campo.
A cada dia que passa, a cada jogo disputado, cresce a confiança de que teremos um final feliz nesta temporada. Mas tão importante quanto o acesso série A, que é algo emergencial, é perceber que aos poucos o Coritiba vai mostrando uma organização, uma consistência e uma estrutura tão necessária para que a possível volta a série A seja definitiva, e não apenas um passeio de alguns anos.
Nas arquibancadas virtuais, a impressão que se tem é que o curso da temporada tem sido um aprendizado para a torcida Coxa que parece mais madura e consciente em relação ao momento que o clube passa. Podemos perceber cada vez mais torcedores aderindo a mobilização e a corrente positiva para o objetivo de retornar a primeira divisão, mostrando uma união que faz por alguns momentos a gente esquecer dos problemas políticos que tanto tumultuam o clube. Ah, o que os resultados positivos são capazes de fazer...
Mirando o próximo desafio, o jogo contra o Vila Nova precisa ser encarado como mais um momento de afirmação, de provar que tudo isso não é uma mera boa fase, mas sim uma reconstrução de tijolo em tijolo, que em breve tornará o Coritiba novamente tão imponente quanto o gigante de concreto armado que abriga suas partidas.
Natanael
O garoto Natanael participou nesta terça feira da live com o Coxanautas. Destaque técnico em campo desde a temporada passada, o bate papo serviu pra conhecer melhor o Piá do Couto e também para confirmar que se trata de um grande jogador fora de campo. Mostrando muita humildade, articulação e serenidade, Natanael provou que tem mentalidade de gente grande, que não se ilude com o sucesso atual, e que mira sempre continuar evoluindo na carreira. Quem dera se todos os meninos que saem das categorias de base tivessem a cabeça que tem Natanael. Não deve demorar muito pra que o garoto siga o caminho rumo a Europa, para brilhar no futebol do velho continente.
Por falar em base, esta semana tivemos a grata notícia de que Ruan Lucas e Kaio Cezar, destaques do time campeão sub-20, assinaram o primeiro contrato profissional com o Coritiba. Ambos tiveram grande destaque no torneio nacional jogando justamente na posição mais carente do Coritiba e de todo futebol brasileiro, ou seja, nas pontas. Muito bom ver o clube preservando e valorizando os Piás, que devem ter boas oportunidades no próximo campeonato paranaense, e assim como Natanael, se tornarem grandes ativos técnicos e financeiros para o Clube.
Ufa, parece que finalmente o Coritiba está rumando no caminho certo!
#JairtonNoFifaFanAward
Dá-lhe Coxa!
Saudações Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)