Geração 90
Após ensaiar várias vezes e ficar no quase, finalmente o Coritiba assumiu a ponta da série B. Jogando mais uma vez um futebol seguro e consistente, o Coritiba trouxe mais três pontos de Pelotas, mantendo o tabu de nunca ter levado gols quando joga no Bento Freitas e consolidando a melhor campanha como visitante nesta temporada.
Embora a liderança momentânea não represente ainda absolutamente nada em relação ao objetivo final, que é o acesso, é inegável que a ponta da tabela dá moral e fortalece o elenco e o treinador para o segundo turno que se avizinha.
Mais importante que a liderança, é o fato que atingimos 52% dos pontos necessários para o acesso, com dois jogos ainda por realizar no primeiro turno, ou seja, essa marca ainda pode chegar a 61%.
Porém cabe o alerta, mesmo com a vitória, o pelotão de trás encostou e apenas 6 pontos nos separam do oitavo colocado. Sinal de que não pode existir espaço para grandes oscilações, muito menos para oba oba nesse momento.
Por outro lado, o que deixa a torcida Coxa Branca mais tranquila e confiante é que estamos nos acostumando a ver em campo um time muito focado, com uma obediência tática impressionante, e com o pragmatismo de priorizar a conquista de pontos ao invés de dar espetáculo. Esta é a postura que proporciona a regularidade necessária para um time vencer um campeonato de pontos corridos.
Mesmo rodando o elenco, a equipe parece manter o padrão de jogo deixando que as deficiências individuais fiquem cada vez menos aparentes. Apesar de alguns jogadores estarem atuando abaixo nas partidas recentes, como foi o caso de Mateus Sales no último jogo, Wilson tem sofrido muito pouco, voltando praticamente com o uniforme limpo para o vestiário.
No jogo em Pelotas, além da vitória, a boa noticia foi a volta do bom futebol de Rafinha, que mais uma vez deu um passe com afeto e açúcar para Léo Gamalho se consolidar mais uma vez como o homem gol da equipe e do campeonato. A partida serviu também para reforçar a evolução de Igor Paixão, que vem crescendo muito de produção, mostrando que deve dar um ótimo retorno técnico e financeiro ao Coritiba no futuro.
Como é animador observar que o Coritiba finalmente parece estar caminhando no rumo certo, enchendo o coração do torcedor alviverde de esperança em dias melhores. Esse bom momento não veio por acaso, decorrendo do trabalho de longo prazo, da manutenção do treinador, da serenidade nos momentos mais adversos e da equalização das obrigações financeiras junto ao elenco. É preciso também reconhecer o esforço da Diretoria, que tem trabalhado pra manter esse ambiente positivo, angariando patrocínios fundamentais para a continuidade da temporada.
Esperamos que no próximo jogo contra o CSA em Alagoas a equipe mantenha o foco e a ambição, não dando espaço para empolgação e/ou acomodação. A partida será uma prova de fogo para o setor defensivo alviverde, pois pela primeira vez desde que iniciamos esta boa sequência de resultados não contaremos com jogadores importantes como Henrique e Guilherme Biro, que tem sido peças chave para solidez defensiva da equipe. É a oportunidade para os suplentes mostrarem que essa subida de produção é fruto de um conjunto, de um elenco unido e determinado, e não apenas das individualidades daqueles que vem jogando, ajudando assim a manter o embalo da equipe rumo ao título e ao acesso a série A.
Ahh... Vamos subir COXA!!!
Dá-lhe Coxa!
Saudações Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)