Guarda Redes
O campeonato paranaense serviu para nos mostrar o quanto está perdido o planejamento do Coritiba. Nesse caminho, a única certeza que tenho, é a de lutar para não cair no campeonato brasileiro.
A pré-temporada em Foz do Iguaçu, muito questionada em relação à preparação física, teve como consequência três jovens jogadores machucados com lesões musculares. Dois deles jogadores de velocidade e possíveis candidatos a substituir o grande Rafinha. Depois tivemos jogadores vendidos e atletas que levaram muito tempo para confirmar que poderiam sim formar um excelente dupla de volantes. E agora jogadores insatisfeitos revelando uma carta escrita em nome do grupo para a presidência. Bem, se o objetivo é não conquistar o penta campeonato, se o objetivo é tumultuar o clube e cair para a segunda divisão novamente, estão conseguindo.
Vamos simplificar o Coritiba. Para mim parecia tão simples, afinal o que interessa são os resultados e para consegui-los, é necessário uma equipe equilibrada, ofensiva, aguerrida e vencedora.
Por anos no elenco do Coritiba, faltou um bom lateral esquerdo. Por anos o problema no miolo da zaga não foi resolvido. Agora não temos um lateral direito que apóie e consiga marcar de maneira razoável. A velocidade e criatividade do Rafinha, não foram substituídas e tenho certeza de que sem gastar muito dinheiro, não acharão reposição. Volantes com qualidade e entrosamento também se foram. Somados aos problemas antigos senhores, estamos com menos de meio time.
E agora? Tentar acertar nas contratações? Tentar também o entrosamento dos novos com a equipe base? Aguentar aqueles que irão cobrar o craque Alex, pois entendem que ele deve resolver tudo sozinho? Torcer muito para que dê certo? Pois foi o que restou do planejamento para o ano. O Coritiba deu um longo passo para trás, infelizmente.
Voltando um pouco no tempo, aquele acordo para reconstruir o Couto Pereira, deixando que por anos alguma empresa levasse a grande parte dos rendimentos. Fico pensando: poderia sobrar o dinheiro de alguns patrocinadores como a Protork, por exemplo, para ser usado na reposição de atletas. Bom, agora todos nós temos soluções... A categoria de base perdida poderia ter ajudado muito mais...
Enfim torcer e orar, abraço.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)