
Histórias do Futebol
Domingo teremos a decisão do primeiro turno contra o Londrina, no Estádio do Café. Apesar de levarmos a vantagem do empate e termos uma equipe melhor tecnicamente, trazer o título será uma missão muito difícil.
O Londrina
Assisti os jogos do Londrina contra o Paraná e Operário. É uma equipe bem montada, com bom toque de bola e que joga com muita vontade. Os seus principais jogadores são o Germano e o Celsinho. O primeiro pela experiência, raça e liderança. O segundo tem um bom domínio de bola, passes precisos, muita categoria e tranquilidade no momento de concluir para o gol. Quando bem marcado, desaparece do jogo. Num descuido qualquer, ele pode ser mortal.
Clima de Guerra
Londrina está em festa. Há muito tempo não se via tantas pessoas usando camisas e bonés do Tubarão. Todo mundo falando do jogo e confiantes na vitória. É uma torcida que ressurge das cinzas. Eles até lembram que o seu time existe e deixam de lado a sua preferência pelas equipes paulistas. Este é o lado positivo do momento.
O lado negativo é o clima de guerra que está sendo criado. A torcida local, assim como a mídia, sofre da síndrome de time do interior, ou seja, o juiz sempre protege os times da capital. Quando perdem, principalmente para o Coritiba, dizem que a arbitragem influiu no resultado, mesmo não tendo a mínima razão. Esta tensão será levada para o estádio. Qualquer marcação do árbitro contra time da casa, vai gerar muita reclamação por parte dos seus jogadores, devidamente preparados para pressionar e aumentar o clima de tensão, incitando ainda mais os torcedores. O trio de arbitragem terá que ser muito frio e experiente para conseguir levar o jogo corretamente até o final. Já vi este filme.
O Coritiba
Sem sobra de dúvidas, a equipe do Coritiba é tecnicamente superior à do Londrina. Porem, para vencer o jogo no Estádio do Café, terá que jogar com muita seriedade e muita raça. O adversário terá a seu favor a vontade de vencer dos seus jogadores e o calor da sua torcida. O empate já será um grande resultado.
Vai ser um jogo duro. Muito duro.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)