Mancha Verde
A MANCHA VERDE DO CORITIBA SE FEZ PRESENTE HOJE PELA MANHA, QUARTA FEIRA 21/10, JUNTO Á POLÍCIA E ORGANIZADAS DE CORITIBA E A.Paranaense, PARA DEFINIÇÕES DE SEGURANÇA NO CLÁSSICO.
O Atletiba de domingo (25) terá esquema com cerca de 600 homens cuidando da segurança dos torcedores e do patrimônio público e particular. O esquema de segurança foi traçado em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Comando Policial da Capital (CPC). No encontro, a Polícia Militar, as principais torcidas organizadas dos dois clubes e a diretoria do Coritiba deram sugestões para as ações que serão desenvolvidas no dia do jogo.
O comandante da operação da PM, Major Arildo, revelou que cerca de 400 homens participarão de todo o processo, entre escolta, segurança no campo e policiamento de pontos estratégicos. “Temos de eliminar os pontos de conflito,” afirmou durante a reunião.
A Polícia fará escolta da torcida visitante e prometeu segurança reforçada em terminais de ônibus, com o apoio da Guarda Municipal, e em pontos críticos com histórico recente de confrontos, como a região da Avenida João Gualberto e a região próxima ao Shopping Curitiba.
O Coritiba, segundo o Coordenador de Acesso do Couto Pereira, Aluísio Costa, deverá ter cerca de 40 seguranças particulares cuidando da torcida atleticana e 140 para os coxas-brancas.”Se tiver necessidade, nós aumentaremos nosso efetivo. A revista será rigorosa”, disse, questionado sobre o incidente do clássico anterior, na Arena, em que um confronto de torcidas, com lançamento de bombas na divisão das arquibancadas, causou a perda de mando para os dois times.
Apontados como os maiores problemas, tanto pelos comandos das organizadas, quanto pela PM, os torcedores “avulsos” (sem ingresso) deverão ter vigilância especial. Pessoas sem ingresso terão acesso vetado à área próxima ao Couto Pereira. “Identificaremos quem causar problemas e der prejuízos”, afirmou o Major Arildo durante a reunião.
Não haverá venda de entradas para os atleticanos no domingo. Para os coxas-brancas, poderá haver venda de ingressos no dia, caso não sejam todos vendidos antecipadamente, o que significaria uma exceção na regra de acesso ao estádio. A Polícia pretende afastar da região ao redor do estádio pessoas que não tenham ingresso, para evitar tumultos durante a partida.
Restrições para a partida
Durante a reunião, foi explicitado que este será o último Atletiba sob as atuais regras de segurança e que para 2010 deverá ser feito um novo acordo entre as torcidas e a PM. Para o jogo de domingo não são permitidos:
- Camisas de torcidas organizadas
- Faixas da torcida visitante
- Bandeiras da torcida visitante
- Torcedor sem ingresso no espaço próximo à entrada da Floriano Essenfelder
Os portões da torcida do Coritiba serão abertos às 13 horas e os da torcida do Atlético às 14. A torcida visitante deverá ser liberada do estádio antes da torcida do mandante. Em caso de vitória atleticana, os rubronegros deverão sair do estádio antes do fim da partida.
Fonte Gazeta do Povo.
21/10/2009 | 11:14
"Pedimos a colaboração de todos os integrantes da torcida, não se metendo em confusão nem praticando átos de vandalismo. É de extrema importância que o exemplo seja dado por todos. Orientamos também que a Polícia estará filmando e fotografando dentro e fora do estádio para qualquer eventual idenficação."
Vá para o jogo, faça sua festa e volte para a casa consciente.
O CORITIBA EM 1ºLUGAR
RATO.MANCHA VERDE
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)