
O Coritiba pelo Mundo
2011
O ano chega ao fim e fazendo uma rápida retrospectiva sobre 2011 desde o ponto de vista internacional da Marca Coritiba podemos tirar algumas conclusões.
O Coritiba começou o ano ganhando não só o paranaense em cima do nosso rival local, mas atingindo um Recorde internacional de maior numero de vitórias consecutivas.
Para a Marca Coritiba é até mais importante o Recorde em si (que da grande visibilidade a muitas pessoas que não conheciam o clube) do que o titulo estadual que não tem qualquer valor/repercussão fora do próprio estado paranaense. Nenhuma noticia do Estadual circula fora do Brasil (que eu tenha conhecimento), mas do Recorde podem encontrar-se em diversos sites internacionais.
Uma pena foi não conseguir o titulo da copa do Brasil que sim tem mais repercussão mediática e ajudaria o Coritiba a escalar postos no ranking de clubes internacional (IFFHS – passamos de 143º a 111º mundial) e também no da CBF (que estamos em 13º).
A participação no campeonato brasileiro chegando a lutar no final pela libertadores também chamou atenção e saíram noticias sobre o clube.
Principalmente fiquei muito orgulhoso de estar em Gijón (Asturias – Espanha) e ver Ao Vivo o jogo do Coritiba contra o Flamengo em um restaurante local. A força da Marca Flamengo é obvia, mas a grande campanha Coxa também influencia para que contra equipes mediáticas, o jogo do Coritiba seja televisado mais vezes pelo mundo.
2012
Começa o ano e o departamento de futebol é a principal preocupação da torcida coxa-branca no momento.
Obviamente como era de se esperar, o assedio aos nossos jogadores vem sendo muito grande e muitas especulações saem agora na mídia.
Acredito que temos que entender a posição que temos hoje dentro do Brasil (13º). Não podemos competir contra times com receitas muito superiores as nossas (isso é pura lógica).
Cabe ao presidente manter contatos longos e com multas gordas para assim proteger pelo menos financeiramente a equipe, coisa que acredito tenha sido bem feita até o momento.
Ao departamento de futebol, desejo muita sorte para cobrir estas lacunas e faço um apelo para valorizar nossa categoria de base que foi talvez o ponto negativo do ano passado.
A experiência me diz que a melhor repercussão que tem um time é quando lança um astro, como quando tivemos o K9 (apesar de que principalmente depois no palmeiras) saiam inúmeras noticias sobre ele… Além das “más noticias que voam”, na queda e invasão do campo nos jornais do meio dia na televisão espanhola e portuguesa estava presente reportagens sobre o fato desagradável ocorrido.
Como resume acredito que o ano passado foi muito bom. (Se me dizem no final de 2009 que vamos ganhar o Paranaense, vice da copa do Brasil, recordista mundial de vitorias e 8º no campeonato nacional eu teria assinado em baixo. Você não?) Para ser excelente faltou apenas classificar para libertadores ou ganhar a Copa.
Para o ano que vem esperamos que o clube siga nessa dinâmica crescente e vencedora. Que os novos contratados supram com qualidade aos que deixam o clube e que algum novo talento dentre os tantos que temos na base se torne em uma realidade nacional/mundial.
Felizes festas a toda a nação alvi-verde e um 2012 Glorioso para o nosso Coritiba!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)