
O Coritiba pelo Mundo
Mudando um pouco a dinâmica de seguimento da torcida Coxa pelo mundo aproveito para trazer para a nação alviverde alguns exemplos que tenho acompanhado aqui na Europa e que podem ser interessantes em uma análise comparativa ao nosso Glorioso.
Levante
Depois que subiu da segunda divisão a equipe da região de Valencia vem a cada ano se firmando na Liga Espanhola com um excelente departamento de futebol e um autêntico campo de batalha no seu Estádio (Ciudad de Valencia) inclusive ganhando este ano do Real Madrid. É incrível que um time que tem como verba total menos que o salário de cracks como Cristiano Ronaldo ou Messi seja o Líder da Liga na frente de todos os ricos e poderosos. O departamento de futebol montou um time que hoje é o mais velho, ou melhor, o mais experiente de toda a competição e provam que a escolha das peças independente da idade foi a correta. Com certeza não lutaram pelo título, mas estão a caminho de uma bela campanha.
Borussia Dortmund
O Borussia foi (contra qualquer anterior prognóstico) campeão da Liga Alemã no ano passado. Grande parte do sucesso conquistado se deve a sua torcida que também transformou o estádio Signal Iduna Park em um fortim e acompanha sua equipe em todos os jogos pela Alemanha com uma assiduidade impressionante. No último jogo de Copa contra uma equipe da segunda divisão (Dinamo Dresden), tinham simplesmente 80 mil pessoas no estádio. Além de que cada ano surgem grandes revelações como Nuri Sahin contratado pelo Real Madrid ano passado ou Mario Goetze que entra na agenda de todos os grandes europeus este ano devido ao seu excelente desempenho (inclusive na seleção alemã)
Em resumo, são dois exemplos que mostram a importância de ter um departamento de futebol profissional e eficiente, além de uma torcida vibrante e presente em todo o que se refere à vida do clube, sejam em jogos decisivos como em partidas menos importantes, afinal com união, respeito e competência o Coritiba tem tudo pra voltar a ser um grande do Brasil.
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)