
O Coritiba pelo Mundo
Com o intuito de continuar demonstrando que o amor ao Coritiba está espalhado pelos mais diversos locais do planeta, o Blog 'O Coritiba Pelo Mundo' tem o prazer de apresentar à Nação Alviverde, um torcedor que representa ativamente o Glorioso Verdão em terras africanas.
Atual Cônsul do Coritiba em Angola, com a palavra Fernando Lamóglia:
"Angola é um país africano de língua portuguesa, membro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), cuja capital é Luanda, cidade que possui entre 5 e 7 milhões de habitantes.
Em paz desde 2002, a economia cresce a dois dígitos desde então e tem atraído profissionais de toda a parte do mundo. Informações não oficiais falam em mais de trinta mil brasileiros laborando no país. Mas além da exportação de petróleo e diamantes, Angola exportou ao Coritiba o habilidoso atacante Geraldo.
Ao caminhar por Angola com a camisa do Cori, é impossível não ser reconhecido pelos brasileiros e, vez por outra, por algum angolano que acompanha o futebol brasileiro. Há alguns anos, tive o privilégio de desenvolver algumas atividades junto à Televisão Pública de Angola, onde fiz agradáveis amizades e presenteei algumas delas com "camisolas" do Coxa.
Um dos presenteados é o jornalista Mário Vaz, âncora do telejornal Bom Dia Angola, que aparece na foto ao meu lado. A camisa é comemorativa ao centenário do Coritiba e está autografada pelo atacante Geraldo.
A ministra de Estado Francisca do Espírito Santo também foi presenteada com uma camisa do Verdão, na ocasião em que recebeu uma comitiva do Governo do Paraná em Luanda em 2010. A iniciativa coube a um dos assessores e tal acontecimento ilustrou a capa do Jornal de Angola no dia seguinte.
Em Angola, quando há jogo do Verdão, aviso os torcedores alvi-verdes, bem como os angolanos que nutrem simpatia pelo Coxa e acompanhamos as partidas pela internet, no lance-a-lance do site da Gazeta do Povo.
Durante os jogos, telefono para o meu pai, o conselheiro Dirceu Lamóglia, para comentar a partida em tempo real.
Nos últimos cinco anos, tive o privilégio de levar diversos angolanos para conhecer o Couto Pereira e posso dizer que com o Geraldo no time, o nome do Coritiba tem sido cada vez mais comentado na imprensa angolana.
Quando assisto ou leio alguma notícia do Coxa em Angola, sinto uma alegria transbordante e não escondo o orgulho de torcer para o clube mais querido do Brasil: O Coritiba Foot Ball Club!
Fernando Lamóglia".
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)