
O Coritiba pelo Mundo
Nos telediários, não sei se devido à natureza humana, já que não sou especialista no tema, cumpre-se a velha máxima do 80/20: 80% das noticias são “negativas” e apenas 20% positivas. Talvez devido a isso não gosto do formato e apenas muito de vez em quando assisto algum telediário aqui na Espanha, ou mesmo da CNT, que temos aqui em canal aberto.
Por isso tento - selecionando bem, e geralmente pela web - buscar as notícias e fatos interessantes sobre tudo que me interessa. O Coritiba sai em notícias internacionais quando contrata jogadores de peso, como Alex, Deivid ou Marcelinho Paraíba; quando quebrou o recorde mundial de vitórias; e quando chega a finais de competições nacionais, como ocorreu recentemente duas vezes com a Copa do Brasil.
Porém eu jamais vi tamanha repercussão como quando parte da nossa torcida invadiu o estádio no último jogo de 2009, infelizmente. Todos as pessoas que conheço na Europa, seja em Portugal ou na Alemanha, me perguntaram a respeito do que viram na telinha.
Mais recentemente o último fato negativo relacionado ao Coritiba e sua torcida (que graças a Deus “só” teve repercussão na mídia nacional) foi no jogo contra o São Paulo, no qual um pai irresponsável não só levou uma menina torcedora do time paulista justo abaixo da nossa torcida organizada, mas também ainda teve a - com o perdão da palavra - imbecilidade de deixá-la pedir a camisa do adversário gerando uma revolta óbvia por parte da torcida local.
Característica clara da midia e de grande parte da população, a hipocrisia geral tomou conta do pedaço e nossa torcida mais uma vez foi massacrada e marginalizada.
No ano de 2007 o Real Madrid de Robinho e cia foi campeão com Fábio Capelo desbancando o Barcelona e fomos em um grupo de amigos fazer o tradicional trajeto do estádio Santiago Bernabeu até a estátua da Cibeles onde o capitão do time Iker Casillas coloca a faixa simbólica na estátua da Deusa grega protetora do clube.
Obviamente eu e mais dois amigos levávamos a camisa do Coritiba, enquanto outros a do próprio Real Madrid. Um deles (que prefiro não citar o nome) estava muito empolgado e ia na frente gravando tudo com sua câmera, seguido de perto por nós.
Entramos sem saber na rua onde fica a torcida Ultras Sur (organizada do Real Madrid) e, sem prévio aviso, ao avistarem uma cor diferente da do seu clube, alguns torcedores vieram em direção a meu amigo e partiram para agressão dando um soco no rosto dele. Tivemos obviamente que sair rápido dali e por sorte os outros de nós estávamos de casaco, então não fomos perseguidos.
Em nenhum momento culpamos a torcida do Real Madrid por três vândalos extremistas, e acredito que a culpa foi de nossa própria ignorância, já que se tivéssemos ido pela rua ao lado nada disso teria ocorrido. Em nenhum momento a violência é justificável, porém culpar e generalizar uma massa de pessoas por uma irresponsabilidade me parece demasiada hipocrisia.
Ontem fui ao jogo da Champions League entre Real Madrid e Borussia Dortmund. Comprei a entrada de um amigo e quando vi que iria no “Fondo Sur” justo em cima da torcida organizada fiquei com receio de levar meu cachecol do Coritiba, porém o fiz, com muito cuidado.
Graças ao talento de Mesut Özil o Madrid empatou o jogo e assim acredito que me convidarão para mais jogos, já que não fui um pé “tão” frio. E graças à minha própria prudência ao esconder o cachecol durante a entrada, durante o jogo pude mostrar as cores do nosso glorioso a todos que se encontravam próximos.
Dado interessante
O Coritiba escalou 7 posições no ranking IFFHS das 400 melhores equipes do mundo e passou da 109ª posição ao 103º.
Ano que vem temos tudo para seguir escalando posições com Alex, Deivid, Emerson, K9, etc. Tremenda espectativa!
Enquanto isso o Patético Paranaense (alguém me corrija se me equivoco) nem aparece neste Ranking mundialmente conhecido.
Sugestão novo Couto Pereira
Sabemos que em Curitiba faz frio durante grande parte do ano e uma sugestão para a nova parte que vem sendo construída no Couto e colocar “calefação” como na foto abaixo do Santiago Berbaeu trazendo algo mais de conforto aos torcedores.
Tcheco/Karanka/Figo…
Gosto do modelo implementado pelo Coritiba de unir a comissão técnica um ex-jogador que conhece e tem o respeito do elenco, modelo que na Europa é muito usado como fez o Mourinho na Inter com Figo e no Real Madrid com Karanka.
Consulado Coritiba - Madrid
O clube já anunciou que está reativando os consulados e em breve trarei mais notícias interessantes sobre o consulado do Coritiba em Madrid. Parabéns à atual diretoria por reativar essa iniciativa de tremenda importância.
SAV
Ronaldo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)