Opinião, Polêmica e Conspiração
Um artigo publicado no site Futebol Finance falou sobre um tema recente e demonstrou porque a demanda de jogadores brasileiros pretendidos pelos clubes europeus diminuiu e porque não dizer, o retorno ao país de origem deles, aumentou.
O mundo do futebol levou os empresários a pensar numa forma de poder elevar seus lucros, já que para o "povão" o dito espetáculo é um entretenimento, pois é ali que o torcedor ou torcedora se revelam.
Na cópia do modelo europeu, talvez até de uma maneira forçada, o sistema brasileiro conseguiu adaptar-se em meio a tantas notícias de corrupção e estelionato.
A moeda? Por vezes muda de nome, podendo ser dólar, euro ou até acreditem, o real.
O artigo traz alguns números interessantes. Em 2012, 20 clubes irão arrecadar mais de 450 milhões de euros.
A lista é encabeçada por Flamengo e Corinthians, cada um com 85 milhões de reais. O critério, segundo o artigo, aponta a quantidade de torcedores de ambos os times, consideradas as maiores torcidas no Brasil atualmente. Ao observarmos a tabela (acima), esses números mais do que duplicaram, comparado com o ano passado.
O segundo grupo com São Paulo, Palmeiras, Vasco e Santos também duplicou a arrecadação e cada um deles vai receber 75 milhões de reais. O terceiro grupo inclui Fluminense, Cruzeiro, Atlético MG, Grêmio, Internacional e Botafogo, com 55 milhões de reais.
O quarto grupo é composto por oito clubes que receberão 29 milhões de reais cada. São eles: Bahia, A.Paranaense, Coritiba, Portuguesa, Sport, Guarani, Goiás e Vitória.
Este aumento reflete-se diretamente ou no retorno de nomes conhecidos ou na manutenção de jogadores como Neymar e aumenta o poder de barganha nacional, levando-se em conta ainda o momento que a Europa passa financeiramente.
Ou seja, a relação jogador de futebol x dinheiro x lucros ao seu clube continua de vento em popa e a vez agora, é do Brasil.
Será que a realização da Copa 2014 no Brasil é apenas coincidência?
SAV
RODRIGO
Você sabia que o programa Show de Bola, da Rede Massa, que tem como apresentadores Mauro Mueller, Capitão Hidalgo, Mauro Singer, Dionísio Filho, Binho, Bello e o ET está promovendo um concurso para eleger um novo representante para o Coritiba?
Pois então, se você torcedor coxabranca, está cansado de ver os moscas mortas representando o Coritiba nesses programas esportivos e ainda sendo zoados por atleticanos e até pelos paranistas sem ter uma tirada decente, esse é o cara pra entrar lá!
Assistam o novo vídeo comentando sobre o clássico do silêncio - #Adrianofxéshowdebola
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)