Opinião, Polêmica e Conspiração
O post 2018: qual o tamanho da torcida Coxa? gerou uma boa repercussão, tanto é que ele chegou até às mãos do diretor responsável pelo marketing do Coritiba, Paulo César Verardi, que nos respondeu com as suas considerações a respeito.
Primeiramente, me sinto na obrigação de enaltecer teu engajamento e preocupação com o Coritiba com temas de vital importância para nossa perpetuação e sucesso.
Modernamente, com o advento do "negócio futebol" torna-se mandatório cada vez mais conveniência e conforto para o torcedor a fim de gerar receitas que mantenham os grandes clubes efetivamente competitivos e retroalimentem o ciclo.
Essa premissa tem-se materializado com espetáculos de futebol que são ao mesmo tempo entretenimento, fonte geradora e mantenedora de paixão e de receitas para toda a cadeia envolvida.
Em todo o mundo, e o Brasil está cada vez mais inserido nisso pelo seu crescimento econômico, esse movimento também se traduz em seletividade de público, seja pelo poder aquisitivo, seja pelo caráter familiar e lúdico do novo ambiente do futebol.
No sul do Brasil, ancorados pela nossa própria cultura diversa do restante do país, os projetos de sócios tem sido a principal ferramenta de arrecadação a fim de procurarmos manter o equilíbrio econômico-financeiro necessário nas competições em que estão inseridos, notadamente o Campeonato Brasileiro, o mais difícil e competitivo do mundo. Esse é o grande mecanismo que possuímos para fazer frente a concentração econômica do eixo RJ/SP em termos de patrocínio e verba de TV.
Além da questão cultural (participação ativa na vida do Clube) há também a atratividade econômica da associação que tem de ser preservada sob pena de perdermos a perenidade dessa receita. Basta avaliarmos o histórico desses projetos até o inicio dos anos 2000 em qualquer Clube do sul do Brasil para termos certeza de que não podemos abrir mão disso impunemente.
No caso específico do Coritiba hoje temos a melhor relação sócio/torcedor do Brasil e devemos ter orgulho disso. Isso nos dá também a certeza que temos potencial para crescermos ainda mais. Para aqueles torcedores que moram longe ou frequentam o estádio com menos intensidade há o sócio torcedor, que tende a amenizar a seletividade da associação e presença em estádios, como já mencionei, tendência irreversível do futebol moderno.
Quanto ao público infantil:
Efetivamente é prioritário e nossas ações em termos de associação, interiorização, relacionamento e produtos tem de focar esse público e as mulheres, não podemos esquecê-las.
Te informo que já vem sendo feito e será objeto de esforço concentrado nos próximos anos, conforme plano estratégico de trabalho recentemente aprovado pelo G5 do Coritiba. Lembro também que em termos de associação já possuímos as modalidades teen, kids e lady.
Por fim, te afirmo, em função da minha experiência no segmento, de que bons produtos e serviços colaboram, e muito, para nossa maior penetração, mas por sermos um clube de futebol de ponta, vitórias e conquistas é que darão o impulso decisivo para o crescimento exponencial da nossa torcida.
Logo, para satisfação efetiva dos nossos atuais e futuros clientes torcedores temos obrigação de manter o foco na geração de receitas crescentes para o Coritiba a fim de torná-lo cada vez mais competitivo, vitorioso, apaixonante e atraente.
Um forte abraço, sempre em e na frente
Paulo César Verardi
SAV
RODRIGO
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