Opinião, Polêmica e Conspiração
Há um certo tempo já recebi um email que trazia as 10 estratégias de manipulação midiática, dando como autor Noam Chomsky.
Comecei a pesquisar e vi que Chomsky é profissional na área de Linguistica, filósofo, cientista cognitivo e ativista político. Autor de mais de 150 livros, Chomsky é também professor no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussets e é considerado um dos pais da linguística moderna.
Após ler e reler tais estratégias, continuei a pesquisar se eram realmente de Chomsky e a obra literária que fala sobre isso é Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media (with Edward Herman), New York: Pantheon Books, 1988 e para mim, Chomsky é mesmo o autor.
Mas porque tanta pesquisa? Porque o tema é muito bom, trata de algo em que todos estamos inseridos e resolvi compartilhar aqui a fim de contribuir com a consciência crítica, individual e coletiva, para que possamos entender, por exemplo:
TRAGÉDIAS / CATÁSTROFES
- Rio de Janeiro: Quem não sabia que a chance de deslizamentos acontecerem em Janeiro desse ano, era grande? E o que fizeram, na prática?
- Santa Catarina: mais de 2 anos depois da ocorrência de uma catástrofe, como estão as coisas? Alguém parou para ver se o dinheiro para lá doado, foi devidamente empregado? E as outras doações tiveram seu destino correto?
- Paraná: O que dizer então dos peixes mortos na baia de Paranaguá? Porque é necessário que se tomem aproximadamente 30 dias para dar um laudo? É para o povo esquecer mesmo?
FUTEBOL
- Nos anos 90, a invasão do gramado pela a torcida nas Laranjeiras-RJ, num jogo entre Fluminense e A.Paranaense resultou no que além da complicação com o ex-goleiro Ricardo Pinto?
- No mesmo período, houve a virada de mesa envolvendo a CBF e os clubes Bragantino, Fluminense, Corinthians e A.Paranaense. Passados 12 anos, vejam no que resultou aqui e aqui.
- No caso do Coritiba, foi a primeira vez na história desse país que vi que a culpa da queda para a 2ª divisão foi da torcida. Porque?
Hora de mudar
Acho que está na hora de parar de induzir à preguiça, ao "deixa pra depois". Ou seja, está na hora de acabar com esse esquecimento do povo e porque não dizer, esquecimento da torcida.
Chega de ouvir que existem órgãos para que esses problemas sejam resolvidos, mas que nunca se resolvem ou então que para iniciar os trabalhos, é preciso que se abra uma sindicância para apuração dos fatos. Só que ninguém nunca fica sabendo dessa tal sindicância.
Tem mais: Fui só eu que entendi que a proposta para o novo estatuto é entendida como "a salvação da lavoura"?
Leiam os principais pontos que serão considerados, de acordo com o site oficial:
- O sócio poderá eleger diretamente o Conselho Deliberativo e o Conselho Administrativo (Presidente e quatro Vices-Presidentes);
- Uniformização dos mandatos dos dois Conselhos, Deliberativo e Administrativo, com três anos de duração;
- Composição do Conselho Deliberativo proporcional ao percentual de votos obtidos por cada uma das chapas participantes da eleição;
- Ampliação do Conselho Deliberativo em 60 membros (40 eleitos e 20 vitalícios), aumentando a representatividade do quadro social;
- Redução do Conselho Administrativo de nove membros (G9) para cinco (Presidente e quatro Vices-Presidentes), concentrando a autoridade e responsabilidade executiva;
- Expressa a responsabilização aos dirigentes que, por ineficiência ou desatenção, causarem prejuízos financeiros, materiais ou morais ao Coritiba.
Todos tem o direito em buscar respostas para suas dúvidas.
Assim, numa série de 5 posts, trarei essas estratégias. Quero lembrar que qualquer semelhança com os exemplos citados, pode ou não ser mera coincidência.
Um grande abraço, boa leitura e ótima reflexão.
As 10 Estratégias de Manipulação Midiática
1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais" (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas').
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES
Este método também é chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
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