Opinião, Polêmica e Conspiração
Pois é amigos. Dia pós clássico é difícil de ser digerido, principalmente pelas atuais condições de comparação entre Coritiba e P.Clube. Na teoria, temos um time forte, aguerrido, vencedor, pois praticamente 70% do elenco da temporada passada foi mantido para a atual, o que nos dá a idéia de que o entrosamento é um forte componente na qualidade do time. O porém é que entre teoria, idéia e prática vemos um abismo de diferenças. A primeira delas começa pelo técnico, mas isso é papo para outro post.
Conforme anunciado, seguem mais 2 das 10 estratégias para manipulação de massa. Antes porém, seguem alguns exemplos aplicados ao contexto. Lembro que, qualquer semelhança dos exemplos com as estratégias, pode ou não ser mera coincidência.
SÓCIOS vs. INGRESSOS
Quem não se lembra do plano Eternamente Coxa e as notícias relacionadas dando conta que 38% do valor arrecadado eram repassados para a empresa prestadora? Pouco mais de 6 meses depois, o plano era encerrado e foi aí que entraram em vigor os novos preços dos ingressos no Couto Pereira, em conjunto com planos de sócios compatíveis com as definições presentes no estatuto. Se existia uma lógica nisso, ela se aplicava para aqueles que sempre vão ao estádio? Agora é de se pensar o seguinte: qual é a quantidade real de torcedores que sempre acompanha o time e comparece ao Couto Pereira?
REFORMA ESTATUTÁRIA
Esse é um item que ganhou força na administração do então presidente Giovani Gionédis. Na época, a proposta do novo estatuto previa a extinção do conselho nato e vitalício, passando para esses membros para o conselho consultivo. Esse conselho ficaria sem entrar no mérito da administração do clube, opinando em outros itens, como por exemplo, alguma mudança no escudo do clube, ou numa questão de fusão com outro clube. Já o conselho deliberativo seria denominado conselho de administração e seria formado por conselheiros eleitos. Algo muito semelhante ao que foi noticiado no site oficial. O item é:
- Composição do Conselho Deliberativo proporcional ao percentual de votos obtidos por cada uma das chapas participantes da eleição;
Perguntar não ofende...
Porque se alongaram no tema, deixando para o fim de mandato da atual diretoria, a tão discutida reforma estatutária?
Porque naquela época tal proposta não foi levada à votação pelos sócios, a exemplo do que acontecerá em alguns dias?
Alguém da época sabe dizer qual foi o problema?
Todos tem o direito em buscar respostas para suas dúvidas.
Um grande abraço, boa leitura e ótima reflexão.
As 10 Estratégias de Manipulação Midiática
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.
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