Opinião, Polêmica e Conspiração
Chegamos à metade das estratégias, numa parte crítica das sugestões de Chomsky, já que tratam diretamente com o aspecto emocional e com uma das manipulações de massa mais antigas, o "pão e circo".
Para poder estabelecer a relação: Há muito tempo os tele jornais iniciam com notícias policiais, geralmente bem apelativas. Alguém já parou e perguntou porque é assim?
E a relação disso com o futebol é que sempre temos um ou mais times considerados grandes, envolvidos com problemas seja de ordem financeira, ou seja porque está próximo da zona do rebaixamento ou porque ainda não demonstrou o futebol que todos os torcedores esperam, ou ainda por ter atletas ligados às drogas.
Vejam que toda e qualquer tipo de notícia é divulgada a fim de sensibilizar o torcedor e junto delas, campanhas que rotulam jogadores, por exemplo, como o Imperador, ou ainda o Senador. Tais campanhas podem ainda rotular o time, como é o caso do Time de Guerreiros e porque não lembrar, o time da Alma Guerreira.
Essas campanhas trazem como resultado positivo uma união, ao meu ver, temporária entre todos os envolvidos. E como o objetivo é criar e manter a motivação em alta, muitas outras coisas são esquecidas. E ai complica...
Que coisas são essas que são esquecidas e que acabam por prejudicar o bom andamento da campanha?
Um grande abraço, boa leitura e ótima reflexão.
As 10 Estratégias de Manipulação Midiática
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.
6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)