Opinião, Polêmica e Conspiração
Há muito, mas muito tempo que não se ouvia falar aqui no Brasil que um time de futebol ainda não sabe o que é perder desde que começa sua temporada. Poucos são os que dão importância para esses resultados e os muitos que desdenham, com certeza, gostariam de estar na mesma situação.
A invencibilidade do Coritiba tira do baú números e recordes empoeirados, visto que as prioridades no futebol há muito são outras e mostra que o efeito clube-empresa, além de elevar a qualidade do esporte, traz o retorno esperado quando executado de maneira simples, séria e comprometida.
Planejamento até pouco tempo atrás nas empresas era uma ferramenta de auxílio para atingir um resultado. De que forma esse resultado seria atingido? Bom, no futebol tudo acontece e aquele que ainda resiste em não se profissionalizar, tem grandes e sérias dificuldades em obter o próprio sustento. Basta ver as parcerias feitas entre clubes e "investidores". Um artigo, no site Futebol Finance explica bem como são montadas essas parcerias. Acesse o artigo aqui.
Todos bem sabemos e é muito claro o porque de vários clubes ainda não terem se profissionalizado. O modelo "familiar" de gestão apoiado pela vaidade sempre pesou mais. São indícios de uma herança, conhecida por "coronelismo", que transportada ao futebol nos leva ao século passado e nos remete ao "manda quem pode, obedece quem tem juízo".
Alguns clubes sentiram na pele a mudança de mentalidade, que conjugada com a economia global, forçaram o que demonstra um ditado famoso: "Se não aprende pelo amor, aprende pela dor". E com o Coritiba não foi diferente.
Alguns dos frutos do novo modelo de gestão implementado no Coritiba já nasceram, como por exemplo, na manutenção da base da equipe profissional, juntamente com a conquista do bicampeonato estadual, 2010/11 e a conquista antecipada do título da série B.
A diferença atualmente está que os frutos não param de nascer. É o clube com o melhor início de temporada, com 29 jogos invictos, sendo 27 vitórias e apenas 2 empates. É também o maior vencedor de jogos consecutivos, sendo 17 jogos aqui no Paraná e 24 a nível nacional, sendo este último o recorde atual e o maior número de partidas invictas no campeonato estadual, com 33 partidas.
Sim, TRINTA E TRÊS.
Vale lembrar ainda que o Coritiba é detentor do recorde de partidas invictas no estado, com 31 jogos, feito esse conseguido em 1977.
A maioridade é absoluta, resultante do planejamento anteriormente feito. Os números refletem o estilo de jogo. O adversário fica realmente perdido em campo e o exemplo mais recente é a vitória sobre o Palmeiras, onde foram marcados 6 gols por 6 jogadores diferentes e que jogam em diferentes posições.
O Coritiba de hoje lembra a Holanda mundialmente conhecida pela sua atuação na copa de 1974, por "Laranja Mecânica".
O Coritiba é, sem sombra de dúvida, o Limão Mecânico.
SAV
Rodrigo
Quero agradecer a Sonia da listona, criadora do termo, inspiração deste post.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)