Opinião, Polêmica e Conspiração
Recentemente o movimento Amo Minha Terra, Torço pelo Meu Estado foi lançado pelo Coritiba, na pessoa do seu presidente Vilson Ribeiro de Andrade. É um projeto que visa resgatar o amor e o respeito dos paranaenses pelo seu estado.
Vejam, não é uma coisa tão simples de se fazer, afinal de contas, são quantas gerações que precisarão ser "trabalhadas" para que o trabalho surta o efeito desejado.
A repercussão inicial do projeto foi muito boa, a começar com as opiniões do vice-governador Flávio Arns, do vereador Felipe Braga Côrtes, do empresário Joel Malucelli, do Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, do Desembargador do TJ-PR Antônio Loyola Vieira e do presidente da Associação Comercial do Paraná Edson José Ramon.
Politicamente falando, foi um bom início.
O projeto tem tudo para dar certo, afinal irá englobar todos os segmentos que possuem seus negócios e áreas de interesse criados e/ou mantidos no Paraná, tais como: as indústrias (metalúrgicas, alimentícias), construtoras, redes de telecomunicação (rádio, televisão, jornais, internet) e o esporte.
Desdobrando um dos assuntos, há muito se discute a maneira como a imprensa destaca o nosso esporte, principalmente o futebol. Digo isso, porque participo de listas de discussão e isso é um tema em comum, principalmente entre os torcedores dos principais times da capital, Coritiba, A.Paranaense e P.Clube. É senso comum que a notícia precisa ser escrita baseada na polêmica, na ironia para que atraia a atenção.
E não deve ser por aí, até porque temos ótimos jornalistas, que mesmo com a simpatia por um time de futebol, exerce de maneira mais que perfeita sua profissão.
Outro exemplo é vermos o incentivo dado, sob a forma de patrocínio, por empresas do estado como é o caso da Limagrain, da J.Malucelli, do café Alvorada e da Nossa Saúde.
Quer dizer, favorecer e fortalecer o estado, sempre no melhor uso das marcas e com o pensamento ganha-ganha.
Para ter pensamento ganha-ganha é preciso ter no mínimo 2 variáveis, no nosso caso, no mínimo 2 times de futebol. E qual seria a quantidade máxima? Aquela que pode se manter devidamente organizada e ainda assim, trazer ganhos.
A condição atual dos times, principalmente financeira, pode acabar levando para um processo conhecido: a fusão.
Não vejo nem Coritiba nem A.Paranaense trabalhando para isso e acredito que se algo relacionado for verdade, torcedores de ambos os times sentir-se-ão traídos.
Pois bem, na contramão do movimento, segue o presidente da FPF, Hélio Cury, ao "lavar suas as mãos" para o pedido de auxilio do Paraná Clube, quer dizer, sem despender o mínimo esforço e ao mesmo tempo, dedicar força máxima em abraçar uma causa praticamente perdida, sem questionar.
Não consigo entender de outra maneira essa atitude senão que foi tomada com segundas intenções, por parte dos principais envolvidos.
E vejam a repercussão que as coisas tomaram. Não é de hoje que venho dizendo e o mais triste é não ver uma reação plausível.
Ação gera reação.
O pedido feito pelo presidente do A.Paranaense seria acatado pelo Coritiba desde que com as concordâncias de Ministério Público, Polícia Militar e FPF.
A PM deu parecer favorável e o MP, voltou atrás na sua opinião e endossou.
Agora alguém leu, viu ou ouviu algum parecer da FPF??
A FPF garantirá, por meios formais, ambos clássicos com torcida única conforme o mandante?
O que pode garantir o posicionamento do MP quando houver o clássico no Couto?
Pois é... Com o sentimento de torcedor, não se brinca!
Senhores, vejam o nosso presente, nosso momento atual.
Ele é o desdobramento de uma, das várias atitudes tomadas num passado não muito remoto, que para mim foram em 1995.
E a culpa é repassada, claro, ao torcedor.
Fácil assim hein?
SAV
RODRIGO
Você sabia que o programa Show de Bola, da Rede Massa, que tem como apresentadores Mauro Mueller, Capitão Hidalgo, Mauro Singer, Dionísio Filho, Binho, Bello e o ET está promovendo um concurso para eleger um novo representante para o Coritiba?
Pois então, se você torcedor coxabranca, está cansado de ver os moscas mortas representando o Coritiba nesses programas esportivos e ainda sendo zoados por atleticanos e até pelos paranistas sem ter uma tirada decente, esse é o cara pra entrar lá!
Assistam o vídeo de apresentação e votem nele, porque o cara é fera!! - #Adrianofxéshowdebola
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)