Opinião, Polêmica e Conspiração
A prosperidade nada mais é do que estado ou qualidade do que é próspero, do que melhora ou progride.
Afinal de contas, depois de assistir um 2013 com Alex e o seu primeiro título oficial com a conquista do tetracampeonato estadual, ver a desclassificação, prematura e incompetente tanto da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, ver também o time terminar o campeonato brasileiro na 11ª posição, situação falsa e dentro de um momentâneo eternizado que vou falar mais além, desejo prosperidade ao Coritiba e à todos os que de alguma forma são envolvidos com ele.
Ainda bem que o Coritiba foi competente na partida contra o São Paulo pela 38ª rodada, pois a instabilidade foi a grande companheira de 18 dos 20 times do brasileirão, ou seja, com exceção de Cruzeiro e Náutico, todos os outros times balançaram ao longo das 38 (40??) rodadas.
O futebol, como a política e a religião, deve ser tema de conversa, de exercício crítico construtivo para que todos possamos aprender com a diversidade, entender e respeitar as diferenças, perceber a tolerância.
É inadmissível que em pleno século XXI sejamos obrigados a presenciar episódios de violência dentro e fora dos estádios de futebol. O futebol é, além de esporte, um evento que busca unir as pessoas em um local para que possam assistir uma partida e dentro dela, as jogadas geniais, as estratégias e as superações de cada time e da individualidade de seus atletas. Todo esse conjunto leva aquele que assiste, o torcedor, a presenciar a magia, o imponderável que o conquista.
É inexplicável, também dentro desse mesmo século, presenciarmos episódios que decidiram o futuro de alguns clubes, por conta da parte legal, a área jurídico desportiva. Sabemos que ela é necessária e busca através da regulamentação, dar ordem, organização nas competições. Por outro lado, o episódio que envolveu a Portuguesa, por mais ridículo, ingênuo e improvável que possa parecer, é digno de ser inserido em um filme, como por exemplo, "O Poderoso Chefão".
Se existe uma coisa que se movimenta em demasia é a fofoca e é preciso evitá-la. Uma das poucas coisas que ouvi de Felipe Ximenes e que considero verdade é que o torcedor não conhece o futebol, como ele é na sua plenitude. Entendi que ele quis dizer que o torcedor acompanha o seu time, como uma telespectadora acompanha uma novela, por exemplo. O que acontece nos bastidores a grande maioria não sabe e não acompanha e, tal e qual as novelas, os que acompanham ficam nas mãos da variedade de notícias. Na novela, pelas revistas de mercado, no futebol pelo "eu ouvi dizer...", ou seja, a especulação. Em ambos os casos, o que é divulgado seja por rádio, televisão, ou ainda internet via qualquer rede social é tomado como verdade.
O torcedor que quer saber a verdade sobre seu time, deve ter senso crítico ao escolher em quem e no que confiar e acompanhar seu time de perto. A dica é usar o que existe atualmente, quer dizer, se associar e fazer valer de seus direitos como associado em conjunto ao que está previsto no estatuto do clube. Faça isso valer e tenha menos dor de cabeça.
Espero que em 2014 tenhamos mais verdade e menos falsidade, apesar de entender que no futebol isso ainda é difícil de ser cumprido, porém não é impossível.
Que o 2014 do Coritiba e de todos os seus envolvidos seja de compromissos cumpridos, próspero e feliz.
Esse é o meu desejo para você leitor, torcedor, atleta, conselheiro, diretor, presidente do alviverde e de todos os outros clubes desse Brasil.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)