Opinião, Polêmica e Conspiração
Já disse e não me canso de repetir: O Coritiba trabalha a mudança de cultura em seu trabalho, principalmente após a tragédia do centenário. Mais tempo é utilizado em planejamento tendo como um dos vários resultados, efetuar correções de maneira pontual, mantendo a certeza de que o que foi planejado está o mais próximo possível daquilo que foi executado.
É verdade que o Coritiba teve que contar com vários recursos da sua base a partir do ano passado, principalmente por conta das contusões, que não foram poucas. Aqui pode-se destacar que houve uma anormalidade no desvio previamente calculado, por isso até um "uso prematuro" de alguns atletas no time principal.
Isso é um problema?
Até por conta disso, os treinamentos da categoria da base logo abaixo da principal, treina no mesmo horário, em campo diferente porém ao lado do time principal. Acredito que isso também faça parte do trabalho de transição, portanto está no planejamento do clube, logo não é de hoje que isso acontece.
Ver o Coritiba se dar ao luxo de iniciar o Campeonato Estadual 2013 com um time e à medida que as rodadas passam, ver que o time está sendo modificado para adaptar aqueles que a comissão técnica julga serem os atletas que melhores se aplicam é certificar que o trabalho com o possível time principal ainda passa pela pré-temporada.
Isso é um problema?
Existem falhas? Sim. Uma delas se refere à aquisição de um lateral esquerdo. Um detalhe merece atenção: se com todo o planejamento feito até o momento, a comissão técnica ainda não encontrou um atleta para atuar nessa carente posição, pode-se deduzir: ou os recursos atuais não estão liberados para negociação nos times que atuam ou seus valores para negociação estão acima do que o Coritiba se propõe a pagar.
Bom, olhando apenas para o Campeonato Estadual, não se vêem problemas. Agora para a Copa do Brasil e o Brasileirão, talvez. Talvez porque deve-se lembrar que haverá uma parada para a execução da Copa das Confederações e que por isso, é melhor pensar pela preservação dos atletas e que sendo assim, o Coritiba optou por jogar sem um atleta fixo pela lateral, considerando que os atuais "donos" da posição estão ainda no DM.
Portanto o início do Coritiba está bom, pois conta com 22 atletas prontos para jogar, em processo de revezamento planejado e todos demonstram seu comprometimento quando exigidos. Prova disso é a liderança isolada e invicto do campeonato estadual.
Exigir do Coritiba uma performance de campeonato brasileiro, ainda no estadual, é cruel.
Ou é falta de pauta.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)