Opinião, Polêmica e Conspiração
Quem nunca ouviu esse jargão, principalmente quando liga para um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ??
Como sabemos se nossa opinião é lida ou ouvida? Quando temos um retorno, uma resposta referente.
E quando não temos resposta, o que é?
Pode ser que nossa opinião ainda não tenha sido ouvida ou foi ouvida e não foi dada a devida importância.
E se não foi dada a devida importância, é porque ou não agradou a outra parte ou porque vários problemas anteriormente detectados estão em processo de resolução, o que demanda certo tempo para a sua divulgação, ou seja, a resposta que esperamos.
Vamos trazer esse assunto para a realidade associados/torcedores e diretoria e através dos exemplos abaixo, tentarei cobrir aquilo que pode-se dizer de um assunto sem resposta até o momento:
Empréstimo do Couto
Desde que o assunto Copa 2014 tomou forma aqui em Curitiba, começou-se a discussão de um tema tanto no ambiente torcedor, quando no ambiente da imprensa. A questão diz respeito ao uso do Major Antônio Couto Pereira pelo time do A.Parananese, enquanto o Joaquim Américo estiver no período de reconstrução. Desde o princípio esse foi um assunto tratado pela torcida com resposta direta: NÃO.
Na última coletiva, foi trazido pela imprensa local ao conhecimento do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, a chacota do atual presidente do rival, Mario Celso Petraglia e quando questionado a respeito do empréstimo do Couto, a resposta foi: "Para cada 'brincadeira' deles, aumenta-se o valor em R$50mil"
O ideal era ter escutado: "Não emprestaremos nem alugaremos o Couto, se assim não for a nossa vontade".
Mas pelo visto, outra situação está em vista.
Conflito de interesses
Definições:
1) Pesquisa acadêmica: é um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário. De modo geral, as pessoas tendem a identificar conflito de interesses apenas como as situações que envolvem aspectos econômicos. Outros importantes aspectos também podem ser lembrados, tais como interesses pessoais, científicos, assistenciais, educacionais, religiosos e sociais, além dos econômicos.
2) Wikipedia: existe sempre que dois ou mais indivíduos compartilham recursos escassos; ou quando há divergência no mundo das ideias, devido às diferentes formações morais de cada um. Existência de interesses dirigidas ao mesmo objeto, sem que os sujeitos cheguem a um consenso sobre eles. Também se diz que há conflito de interesses quando um conjunto de circunstâncias onde se cria risco de que o julgamento ou as ações profissionais visando um interesse primário sejam influenciados indevidamente por um interesse secundário.
Após a leitura do titulo IX, artigos 121 e 122 no estatuto do clube, entendi que é vedado ao conselheiro ser detentor de direitos financeiros ou econômicos sobre atletas ou atuar como agente de jogadores.
Cenário: Um ou mais membros do conselho do Coritiba possuem acesso direto a informações de caráter sigiloso do clube, quando o tema é negociação de jogadores. Esses mesmos conselheiros possuem um vínculo com uma empresa que agencia jogadores, ou seja, estão amparados por uma pessoa jurídica.
É ou não é conflito de interesse?
O clube é da NAÇÃO ALVIVERDE.
E é por essa NAÇÃO que a diretoria trabalha.
Esse trabalho deve compreender o melhor no que tange aos interesses do Coritiba, dentro dos padrões éticos e morais, visando manter a integridade do clube.
Qualquer coisa diferente disso, não pode ser aceito sequer fazer parte do pensamento de nossos dirigentes, quiçá de algum planejamento futuro.
Que cobrem daqueles que devem ao clube.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)