Opinião, Polêmica e Conspiração
A campanha inconsistente do Coritiba no brasileiro de 2011 tem agradado poucos e desagradado muita gente.
- Gente que exercita a crítica de curto prazo e pede a saída do técnico;
- Gente que exercita a crítica comparando com outras campanhas, como a do Coritiba de 2009 e pede a saída do técnico;
- Gente que pede a saída do técnico e que não contribui em nada com o clube;
- Gente que usa o momento atual para aparecer e que o blogueiro Marcus Popini foi acertivo ao solicitar para que se calem, em seu último post.
Há muito tempo é assim no futebol brasileiro. Se o time vai mal, a culpa não é do(s) jogador(es) e sim do técnico. A imprensa sempre cogita essa possibilidade, balizada pela opinião pública, quer dizer, opinião do torcedor que não aguenta ver seu time "sempre jogar bem" e no final "se dar mal".
Qual seria a explicação para isso? Falta de Liderança? Falta de apoio da diretoria? Falta de dinheiro? Falta de vergonha na cara? Falta do que?
Vejam, CRISE é uma palavra que remete à MUDANÇA. Para muitos dos críticos, o Coritiba precisa urgentemente mudar, nem que seja o técnico.
O fato é que a nossa cultura, a cultura do torcedor não permite constantes deslizes como os que temos visto com o time do Coritiba. Só que quando erros acontecem, todos devem ser lembrados disso, não só o técnico e o mesmo vale para quando os acertos acontecem. Princípio básico do Ônus e Bônus.
Teria realmente Marcelo Oliveira culpa pelas atitudes que toma? É ele quem decide a formação que vai para concentração e posteriormente, a escalação? Lembremos das palavras do vice presidente, Vilson Ribeiro de Andrade: "O Coritiba tem agora implementado o modelo de gestão profissional", o que limita e compartilha as responsabilidades dentro do clube.
E do futebol do Coritiba, quem toma conta é o superintendente, Felipe Ximenes, ou seja, as decisões são tomadas em conjunto e claro, a última palavra é do Felipe ou do Marcelo, conforme o assunto.
A opinião do torcedor é importante, mas não acredito que ela vá derrubar Marcelo Oliveira. Confesso que como torcedor já teria pedido para Marcelo Oliveira sair. Em outro post eu fui um dos vários torcedores que criticou a possível contratação dele na época. E vimos que nada adiantou.
Confesso que me supreendi quando vi que o Coritiba fez uma campanha fantástica no primeiro semestre. E ali, o torcedor estava em lua de mel com o técnico. Hoje, o torcedor quer o divórcio.
Simples assim?
E como fica Marcos Aurélio, por exemplo, que é figurinha carimbada do DM e saiu do jogo outro dia falando mal do técnico? Ele pode até ser importante no esquema tático, mas precisa resolver se quer jogar bola ou morar no DM. Aliás, isso não acontece só com ele, portanto acredito que seja o momento dos jogadores também mostrar serviço, pois já está bem claro que Marcelo Oliveira não sai do Coritiba.
E se tem jogador que se acha cansado, que dê espaço para outros, pois jogador é o que não falta no grupo do Coritiba.
Abs
Rodrigo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)