Opinião, Polêmica e Conspiração
Nos últimos dias temos visto muita especulação. Muita gente fala, escreve, joga palavras ao vento. Aliás, especular é fácil.
Especula-se em torno do empréstimo do Couto Pereira para o time da baixada, especula-se sobre a volta (ou reaparição) de Mário Celso Petraglia ao futebol do estado do Paraná, especula-se sobre a demolição do estádio em troca de novo terreno, e consequentemente novo estádio, em algum lugar da cidade, especula-se em torno dos valores empregados no estado do Paraná para a Copa do Mundo 2014.
Quem aqui, algum dia, duvidou que próximo à Copa do Mundo, Mário Celso Petraglia reapareceria? Todos sabemos da capacidade administrativa que ele possui e sua aparição é o símbolo da conveniência.
Na minha opinião, eu só vou realmente acreditar em qualquer tipo de empréstimo (temporário e/ou definitivo) do Couto Pereira quando ouvir o presidente ou vice do Coritiba falarem a respeito. O mesmo se aplica para construção de novo estádio, demolição do atual e afins. Enquanto isso, qualquer coisa que se fale é pura especulação.
ALTERNATIVAS
Vamos imaginar se as coisas acontecessem de acordo com o que ouvimos.
- Empréstimo do Couto Pereira para o A.Paranaense (ponto de vista do torcedor): de forma alguma eu aceito o empréstimo para o rival local e acredito que a maioria torcedora atleticana também não aceitaria, principalmente pela quantidade de apelidos dados ao Couto Pereira. Agora, isso acontecendo, o velho ditado é bem aplicado: "Não cuspa pra cima..."
- Empréstimo do Couto Pereira para o A.Paranaense (ponto de vista financeiro): Pagando (muito) bem, que mal tem? Futebol moderno se baseia em dinheiro e quando se lida com dinheiro, não se pode lidar com sentimento. E com a Copa 2014 vindo, haverá uma quantidade exorbitante de recursos disponibilizados. Recursos esses que vão acabar sendo "financiados" pela população local, através do pagamento de impostos. Principalmente depois que eu li que os valores calculados estão próximos aos valores das três últimas copas somados.
- Demolição do Couto Pereira e Construção de um novo estádio (ponto de vista do torcedor): A história construída no Alto da Glória virá abaixo. Tenho certeza que ainda temos muitos torcedores vivos e que acompanharam a construção daquele que ainda é o maior estádio do estado do Paraná e presenciar sua demolição será como receber uma facada pelas costas... Sim, o sentimento é de traição.
- Demolição do Couto Pereira e Construção de um novo estádio (ponto de vista financeiro): Certas coisas para continuarem sua natural evolução necessitam passar por um processo de renovação. E assim será com o Coritiba e seu estádio. A área onde atualmente está situado o estádio Couto Pereira pode triplicar seu valor com a construção de uma arena esportiva coberta. E essa arena terá a capacidade de receber shows de grandes bandas e trazer Curitiba de volta ao circuito do Rock, por exemplo. Adicionado a isso, um complexo de lojas também pode ser construído e explorado. Tendo tudo isso funcionando, uma porcentagem de tudo o que fosse arrecadado seria do Coritiba sob a forma de royalties. E pra sempre. E o novo estádio? Construído por algum investidor, com direito de exploração do novo complexo, porém com as receitas/despesas separadas. Ou seja, o que é do investidor, fica com ele e o mesmo se aplica ao Coritiba, em dias de jogo.
VERDADE ou MENTIRA? Só o tempo dirá...
Profissionalização do Coritiba e sua estrutura: com tudo o que foi citado, sob qualquer ponto de vista, acredito que a fase da profissionalização do Coritiba tenha que se dar no nível tático, ou seja, eliminar por completo a atual estrutura conselheira e suas derivações. Sabemos que entra ano, sai ano, várias pessoas envolvidas com a área administrativa "somem" e outras simplesmente "aparecem". Tudo simplesmente acontece "do nada"... Quer dizer, basta acompanhar o momento em que o clube se encontra, principalmente em se tratando de estar próximo às eleições. Isso contamina demais a administração que está na ativa e prejudica, na realidade, somente o clube e o seu futuro.
Por hora vale lembrar: muito ajuda quem não atrapalha. Sim, essa é para você que leu até aqui e está "reaparecendo" com a intenção de aproveitar alguma coisa. Segundas intenções que não cabem mais e se você quer um Coritiba melhor e forte para o futuro, ajude-o a crescer.
Como torcedores devemos sempre nos preocupar com o futuro do clube e para isso, uma participação ativa no dia-a-dia do clube é fundamental. Acredito que o Coritiba esteja rumando para esse novo modelo e aí, além de torcedores, seremos administradores do Coritiba. Esta é uma situação que só depende de nós.
SAV
Rodrigo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)