Opinião, Polêmica e Conspiração
A semana que o Coritiba teve foi decisiva por uma série de acontecimentos que, aparentemente, delimitaram o inicio de um novo paradigma, tendo como comandante o prata da casa, Alex.
Nos bastidores já se comentava que a situação financeira de alguns atletas estava complicada, por conta do não cumprimento contratual por parte do clube, o que ocasionou no não pagamento de parte do salário. Essa parte é conhecida por "direito de imagem", que nasceu numa brecha na legislação brasileira que permite que os clubes a usem, como manobra, para "driblar" o pagamento de impostos. Assim, fica um valor lançado em carteira de trabalho e o restante da composição é pago "por fora".
Por isso, o primeiro a se manifestar, a exemplo do que aconteceu ano passado foi Deivid. A diferença é que seu cunhado e empresário foi quem divulgou pra imprensa, ano passado, a respeito do atraso no pagamento. Neste ano, a ação foi conjunta e tem um terceiro integrante, na realidade uma terceira, sua advogada.
Deivid perdeu a paciência e decidiu por tomar essa atitude, confirmada ontem na entrevista de Alex após o jogo, quando comentou que numa ligação telefônica Deivid estava lhe comunicando sobre a decisão tomada.
Não precisamos ir muito longe para concordar com todo o pensamento exposto pelo meia e mais, aprender com ele que não podemos criticar tal atitude, uma vez que o atleta está buscando fazer valer algo que é seu de direito, o seu salário.
COMPARAÇÕES
Por conta do acontecido, volta à tona um tema que permeia o âmbito alviverde: a atual liderança e sua administração. Ela, como de costume com seus altos e baixos além do seu legado, comparados aos altos e baixos e porque não dizer também outros legados de outras lideranças, normalmente é criticada, afinal, pensamos como torcedores.
Sabemos que a administração para ser bem feita deve ser fiscalizada, mas como não sabemos quem são os fiscais ou se eles existem, fazemos nós as perguntas e ficamos muitas das vezes, sem respostas. Vamos a algumas delas:
- Por que o clube ficou devendo para o atleta, se a sua receita aumentou substancialmente, a ponto da renda da quantidade de associados ser maior do que a renda da TV?
- Por que o clube teve que renegociar dividas com a União, dando a entender que sonegou impostos?
- Por que o clube ainda assina contratos com alguns atletas, usando o "direito de imagem" na composição, se sabe que não poderá honrar com esse compromisso? Não cabe no bolso, não contrata.
- Por que o clube está endividado? Sim, porque se não consegue arcar com o compromisso de um atleta, é porque não tem dinheiro.
- Onde foram parar os valores que eram parte somente do Coritiba, referentes às negociações de Everton Ribeiro, Emerson, Rafinha, Junior Urso e William Farias? E com essa possível negociação com o Bahia, o que vai sobrar para o Coritiba com a saida do Lincoln?
- Qual é o legado que a atual administração vai deixar? Um terceiro anel de um setor que foi completamente cedido?
Como dito anteriormente, essas são algumas de muitas perguntas que o torcedor que acompanha o clube de perto, quer saber a resposta.
Quem sabe alguém da atual liderança responde.
Ou não.
MATURIDADE
Alex, quando saiu da Turquia, estava para quebrar o recorde da Liga Turca, que ainda (e só) pertence a Aykut Kocaman, então técnico, com 140 gols. Quando ele atingiu 136 gols, o então técnico e detentor do recorde deu inicio ao boicote a Alex e começou a tirá-lo dos jogos para que ele não ultrapassasse sua marca. Ao questionar a presidência do clube, o apoio foi dado ao técnico.
Acredito que após esse episódio, o meia se pois a pensar e ponderar o quão importante era para ele ficar por lá, afinal mesmo que tenha defendido o clube por 8 anos, ele não era turco.
Foi quando ele regressou ao Coritiba, seu clube de origem e aqui está, dentro da sua maturidade de atleta e sabedor das verdadeiras condições do clube, atual contato para a iniciativa conhecida por Bom Senso FC e o principal porta-voz do clube para a imprensa.
É dentro dessa maturidade demonstrada na entrevista ontem, após o seu jogo #1001, que me apego para compreender que o Coritiba parece que está tentando, num passo anterior ao de Alex, ou seja pela milésima vez, colocar as coisas nos eixos, quando negocia atletas sem a anuência aparente da imprensa, como foi o caso de Junior Urso, por exemplo e quando busca se livrar de problemas e "sobras de peso" desnecessárias, como é o caso do meia Lincoln, em negociação com o Bahia e do lateral Eltinho, indo pro Avaí, dentre outros.
O JOGO
O destaque do alviverde foi a estreia de Ze Eduardo, que correu muito, num campo pesado por conta da chuva e mais, fez o gol que deu inicio à virada do alviverde. O Coritiba, antes desorientado, foi cirúrgico, principalmente após as substituições e precisou de pouco mais 10 mins para resolver a partida em seu favor. Gostei também da entrevista do Robinho, quando na insistência da pergunta sobre a carta escrita para a diretoria, respondeu: "Isso vai ficar entre nós e a diretoria. Vocês vão ficar curiosos". Isso mostrou exatamente a diferença entre a busca pela clareza das informações e a fofoca.
#CoxaLider #Alex1001
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)