Opinião, Polêmica e Conspiração
No meu ponto de vista é o seguinte:
Em 2011, o trabalho foi bem executado, pois ao mesmo tempo que dentro de campo as coisas davam certo, o marketing fazia o serviço em recuperar a imagem do Coritiba, com uma campanha de abrangência nacional. Assim ficamos conhecidos como o "Time mais vitorioso do mundo".
Só que o que marcou é que o Coritiba é um time imbatível, tema que acredito ser usado inclusive pelos responsáveis para motivação do time adversário.
Agora em 2012, quando assistimos as partidas é mais do que notório que todas as outras equipes, quando jogam contra o Coritiba mudam sua proposta, seu planejamento tático. Para esses times, "bater" o Coritiba é o teste mais difícil do mundo.
O que por nós torcedores é encarado de forma superior, no campo a realidade é outra. E lá no Coritiba, todos (comissão técnica, superintendência, conselho e presidência) sabem disso.
Basta observar o histórico e constatar que vários são os times que se apegam na oportunidade de aparecer quando participam dos campeonatos estaduais, uma vez que alguns participam de divisões inferiores e, pela sua premissa, buscam desde o inicio mostrar serviço, já que no restante do ano tendem a cair no limbo do esquecimento.
O problema aumenta quando esses adversários, motivados e esforçados, notam que acabaram de encontrar um amontoado de jogadores, ainda perdidos e que ainda não pensam como um time, mas sim em propostas individuais (salvo raras exceções).
A coisa piora quando assistimos a fraqueza da disposição tática. Definitivamente, estamos mal acostumados...
Basta olhar pra trás e lembrar que os desempenhos anteriores foram diferenciados, pois ganhamos os dois últimos campeonatos regionais de forma soberana, fomos campeões da série B de forma antecipada e ainda conseguimos um vice da Copa do Brasil.
O que o torcedor COXABRANCA quer e espera é que o desempenho deste ano seja diferente e para melhor. E para o torcedor é simples: se não ganhou de um time que perdeu de 7 do Cianorte, por coincidência nosso próximo adversário, vai querer o que esse ano?
Ajudar o rival?
Em Tempo
Durante a tarde, no twitter, foi especulado a respeito da sondagem de um clube chinês no meia Davi. Informações mais detalhadas estão no blog da Nadja Mauad.
Quero ressaltar que não é novidade nenhuma para ninguém, que quando o jogador fica sabendo de negociações futuras e rentáveis, sempre tem uma baixa considerável no seu desempenho em campo, pelo óbvio motivo em querer se poupar para poder produzir o que sabe, em seu novo habitat.
Então faço um pedido ao nosso técnico: deixe o Davi de fora, coloque o Renan Oliveira pra jogar e utilize pela primeira vez, o Émerson, aquele que veio na troca do Léo Gago, no banco.
Porque se isso for realmente verdade, o único prejudicado dentro de campo é o Coritiba.
Araucária e Bromélia - uma vida simbiótica
A Araucária é a arvoré símbolo do estado do Paraná. Alta e imponente, é também conhecida por ter dado o nome à cidade de Curitiba, pelo apelativo indígena curi (curii-tyba, em tupi-guarani, significa "muito pinhão", ou "muito pinheiro").
A Bromélia é uma planta florífera, epífita e que está em processo de extinção por ser considerada uma das principais partes no processo da ploriferação da malária e da dengue. Uma de suas espécies vive em algumas árvores numa relação conhecida por epifitismo, quer dizer, sem roubar nutrientes ou água da árvore, porém pela característica, necessita da árvore para crescer.
Isto posto, por analogia, o Coritiba é a Araucária e o A.Paranaense, a Bromélia.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)