Opinião, Polêmica e Conspiração
Do total de 19 partidas restantes, o Coritiba precisa ganhar 9 delas para se manter na primeira divisão, sem depender de terceiros. Não acredito que seja tão difícil assim, considerando que tenha que fazer valer o resultado vitorioso quando joga em casa.
Com relação ao técnico Marcelo Oliveira, entendo que suas repetidas declarações denotam exatamente o que o torcedor vê. Só que o torcedor culpa, primeiramente, o técnico por ele não apontar erro ou culpa por sua parte, na escalação ou estratégia montada. Entendo que ele não assuma culpa, porque não seria ele, o culpado.
Aliás é ele mesmo quem expõe as fraquezas com seu modo frio e calculista e dá a entender que não tem em suas mãos, um quadro de jogadores com a qualidade necessária, mesmo que já tenha solicitado, para poder traçar sua estratégia.
Ontem vimos novamente uma improvisação que, de todas até o momento, só não foi pior do que ver o Manoel, zagueiro do a.paranaense, no ataque. Colocar Chico, um volante, atuando na lateral esquerda e nada, foi a mesma coisa. Basta ver como foi a troca de passes do segundo gol do Figueirense. Escudero, zagueiro que atua pela esquerda, percebeu a deficiência e ao tentar ajudar, deixou a zaga sozinha, o que criou uma situação perfeita para que o Coritiba tomasse um gol infantil, daqueles que ninguém guarda posição.
Improvisação com jogadores de qualidade e com características dinâmicas é uma coisa, porém, improvisar com jogadores de qualidade limitada é outra. Essa é outra das várias diferenças entre os times de 2011 e 2012 do Coritiba.
Mesmo assim ainda existe a diferença entre improvisar pela semelhança de características e escalar um jogador erroneamente fora de sua posição habitual. É o caso de Rafael Silva, menino da base que constantemente está atuando fora de sua posição. Logo, não tem como render.
São vários os problemas ainda. Um deles reside do lado esquerdo do time. Por ali, as necessidades estariam supridas, na teoria com Lucas Mendes, zagueiro de ofício, como dono da posição e Eltinho como seu reserva. Como o reserva não tem apresentado regularidade desde que chegou ao Coritiba, um terceiro lateral foi contratado, acredito que para suprir essa necessidade. Ele é Henrique, que veio do P.Clube e é do Coritiba desde o dia 18/07/2012, segundo o BID-e.
Agora resta ao Coritiba somente o segundo turno do Brasileiro. A partir da próxima quarta, 29, serão 19 partidas e, o Coritiba tem que ganhar 9 das 10 partidas que disputará em casa, trazendo de volta o fator Couto Pereira a seu favor.
Espero que a reação e manutenção do time na primeira divisão comece nesta quarta, 29, contra o Internacional, sem demais improvisações.
FALTAM 9.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)