Opinião, Polêmica e Conspiração
Hegemonia, do grego hegemon, líder
Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designar um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares. Na sociedade capitalista, a burguesia detém a hegemonia mediante a produção de uma ideologia que apresenta a ordem social vigente, e sua forma de governo em particular, a democracia, como se não perfeita, a melhor organização social possível. Quanto mais difundida a ideologia, tanto mais sólida a hegemonia e tanto menos necessidade do uso de violência explícita.
Fonte.: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP
Eis que renasce o Coritiba. Ainda tomado pelas incertezas, trazidas por aqueles que agiam sem se interessar diretamente pelo clube, senão para pelo seu próprio interesse, o Coritiba sacudia as cinzas de um passado recente muito ruim.
Passado esse que se fez necessário, pois sem ele não estaríamos com tamanha campanha.
Os poucos corajosos se uniram e sob a hegemonia, entenderam que a grandeza do Coritiba deveria estar acima de qualquer prioridade outrora estabelecida.
Estava então determinada a implementação de um modelo de gestão, não tão novo assim e conhecido já pela tentativa de ser implementado em outras gestões. Digo até que necessário.
E assim, "cada qual no seu quadrado", as coisas foram se ajeitando. Jogamos em 2010 e um dos objetivos específicos foi atingido: conquistamos o 34º título estadual.
O Coritiba queria mais.
Reconquistar o torcedor, transformando-o em sócio e fazendo-o crer que "Sim! o Coritiba tem jeito!".
A campanha histórica da série B falou por si. Com mais da metade das 38 rodadas jogadas fora de casa, o Coritiba mostrou sua força, conquistou o direito de voltar a jogar na série A juntamente com o título.
E ambos de forma antecipada.
E a meta de 25.000 sócios fora estabelecida para 2011.
Adentramos em 2011.
O Coritiba mostra quem é que manda e comanda.
O Coritiba mostra liderança, hegemonia.
O Coritiba é bicampeão estadual, tendo carimbado o 35º título e está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil.
O Coritiba é dono do recorde nacional de vitórias consecutivas.
Até agora são 27 jogos com 25 vitórias, sendo 22 consecutivas e 2 empates.
E não pára por aí.
Só me responde: E agora? Estás orgulhoso?
SAV
Rodrigo
Twitter - @CXnOpiniao.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)