Opinião, Polêmica e Conspiração
O modelo que enxergo atualmente no Coritiba, por mais que apresente um técnico na lateral do campo e muitas vezes nos momentos de treino, não coloca mais o "peso" da responsabilidade da posição em primeiro plano.
O técnico é hoje componente da equipe da comissão técnica, cujo trabalho é também planejado. Regime de treinos, musculação, regenerativos, tudo é planejado e a exposição fica atrelada à figura do técnico.
Apontar tudo que acontece em campo ao técnico é o mesmo que interpretar um iceberg pelo que ele apresenta acima da água.
Assim, criticar Marquinhos Santos é pensar usando um antigo paradigma, é pensar à moda antiga.
Mesmo com grande utilização ainda, o modelo antigo onde o técnico é quem paga por tudo de errado que acontece é muito utilizado.
Isso devagar está mudando e a prova é a campanha feita pelo Marcelo Oliveira no Coritiba. Conseguiu em 2 anos levar o Coritiba onde ele nunca foi e por duas vezes seguidas, mesmo tendo sofrido pressão principalmente da crítica.
Manter um técnico é manter o planejamento em pleno funcionamento.
Mudar o pensamento com relação a isso, também, é o que precisamos fazer.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)