Opinião, Polêmica e Conspiração
Em 2004, lembramos do estadual conquistado pelo Coritiba, dentro do Joaquim Américo, com o gol do então artilheiro Tuta, que com um gesto que se tornou famoso, fez a torcida adversária se calar.
Em 2008, lembramos também que o então atacante Henrique Dias, carinhosamente apelidado de ILUMINADO quando marcou o gol do título da série B em 2007, nos presenteou com o título de 2008 ao marcar o gol de cabeça, no clássico jogado curiosamente no mesmo estádio.
Em 2010, com gols da dupla Marcos Aurélio e Geraldo, o Coritiba conquista por antecipação, mais um estadual em cima do rival, agora jogando no Couto Pereira.
Em 2011, jogando novamente no Joaquim Américo, Bill e Leonardo fecharam o caixão e confirmaram o 35º título estadual, sendo esse em particular o terceiro a ser conquistado de forma invicta, na história do clube.
Vale lembrar também do zagueiro de seleção, conhecido também por zagueiro artilheiro, Émerson, atuando de forma similar, bem como de outros dois importantes zagueiros, Pereira e Lucas Mendes.
Um time quando ganha um jogo, é similar a uma máquina com as suas engrenagens em perfeito estado de funcionamento. Para tudo funcionar na mais perfeita ordem, a manutenção deve ser feita. Nesse caso, a manutenção preditiva, que visa antecipar a ocorrência de um problema, é a mais aplicável.
E geralmente tem sucesso.
Mesmo assim, como não existe perfeição, portanto quando um problema surge, parte-se para a manutenção corretiva.
A característica é fazer tal manutenção com a máquina em pleno funcionamento.
Baseado nisso é que escolhi o zagueiro Jeci para compôr essa lista.
Sua declaração na coletiva após o jogo contra o Avaí, a qual transcrevo uma parte a seguir, foi direto ao ponto: "O grau de dificuldade é muito grande. A gente sabia que ia ser um jogo duro. O Avaí não almejava nada na competição. A pressão aumentava a cada placar que a gente ouvia. Eu conversei com o Jonas, e a gente precisava de só um gol e foi o que aconteceu, e nós estamos muito felizes."
Não nego. Sou crítico do Jeci, porém sua declaração mostrou que posso resignificar e enxergar que o Coritiba não se deixa abater tão facilmente, principalmente hoje em dia, quando joga precisando de um resultado.
Podemos notar que não são muitos os jogadores que de alguma forma aparecem nos momentos críticos, fazem a diferença e mostram o seu verdadeiro compromisso com o clube cuja camisa defendem.
O Coritiba é um dos poucos times que possui vários jogadores com potencial de gol. Desde o zagueiro até o atacante, todos sem exceção tem feito gols ao longo da temporada. E isso intriga o adversário.
Para mim, o jogador "iluminado" desse ano é Rafinha.
E para você, torcedor, quem é o seu jogador iluminado de 2011?
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)