Opinião, Polêmica e Conspiração
Seis partidas sem vitória, Sexto colocadono Brasileirão 2013.
Qual será o próximo número? Números de gols feitos contra o Vitória na partida de logo mais?
A incógnita reside no silêncio, política adotada pelos altos comandantes do Alto da Glória. Esse "tipo" de silêncio me lembra aquele da criança pequena, principalmente quando fez algo errado.
Acredito que tenham adotado o silêncio como medida de proteção ao próprio clube por conta dessa fase negra, que estava dentro do planejamento acontecer, talvez não dessa maneira. Aliás, tudo acontece de maneira diferenciada, potencializada quando se trata do Coritiba.
Senão vejamos...
Quando uma negociação não dá certo, não é só o empresário do jogador (sim jogador e não atleta) que entra na jogada, mas todo o circo envolvido, sendo o time onde ele até então esquentava o chinelo, o time dono verdadeiro do seu "passe", o time atravessador, que aliás é famoso aqui no Sul por agir dessa maneira e o atleta do Coritiba que era para ter se transferido. Era... O tombo, no contexto geral, parece ter sido grande.
Outra coisa diferenciada e quem vem tendo um apelo enorme por parte do clube, mas ninguém sabe porque não emplaca é a presença da torcida no estádio. Quanto a se associar, ela cumpriu e vem cumprindo seu papel, mas ser e estar presente no Couto já se tornou corriqueiro. O time entrou no G4, na quarta rodada, liderou o campeonato por outras 3 rodadas, permanecendo no topo por 10 rodadas no total e a presença no estádio foi pífia.
Se temos bons pagadores, adimplentes e que de acordo com o divulgado estão entre 20 e 22 mil torcedores associados, porque a média de público não passa dos 10 mil? É preciso o clube perder rendimento para os primeiros alegarem a performance do time como desculpa para não estar presentes?
E quais outros motivos podem ser alegados para o afastamento? Elitização? Gente em qualquer local do estádio, seja nas arquibancadas, sociais, curva da Mauá que transgride uma lei local e fuma cigarro, charuto e até maconha? Horário do jogo?
Um terceiro item diferenciado se aplica ao discurso do Alex ser coincidente com a queda de performance do time. Na boa, o que uma coisa tem a ver com a outra? Salvo os episódios em que a arbitragem interferiu contra Portuguesa, Corinthians e Criciúma no Brasileirão, não vejo co-relação alguma e, na minha opinião, é uma idiotice gigante quem relaciona o discurso do meia com a baixa performance do time.
Por fim um quarto item que merece ser tratado de maneira diferenciada, e que vem sendo batido na tecla insistentemente é o calendário do futebol no Brasil. Observem o Alex, que após 18 anos atuando no futebol profissional teve sua primeira lesão muscular é para se pensar como estão usando e quais são os verdadeiros interessas na nossa estrutura desportiva, que não somente o lucro.
Ao final da partida contra o Criciúma confesso que não gostei da baixa performance do time, mas notei que o Julio Cesar relembrou seus tempos de Figueirense quando aplicou aquele chutaço no gol do Tigre. Assim como todo atleta, ele precisa pelo visto de ritmo e ter entrado em campo por duas vezes seguidas, já lhe rendeu um gol. Sem expectativas, na partida contra o Vitória acredito que ele vai marcar também.
Sei que hoje o dia é para jogos de série B, bem como o horário de pós-novela controlado pela TV, mas seria muito bom ver o Couto cheio, independente de performance do time. É assim na Turquia pelos vários vídeos e fotos que já vimos. É assim na Alemanha com aqueles painéis gigantes, na Inglaterra com os coros das torcidas, mas no Brasil o time precisa provar antes para que o torcedor apareça.
Ou seria isso um caso particular do Coritiba?
Boa sorte para o Coritiba! Que tenhamos uma vitória suficiente para manter o time na competição, se esse ainda for o planejamento, do contrário, não veríamos uma convocação de 22 atletas.
Coritiba Acima de Tudo.
#1985-2013
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)