Opinião, Polêmica e Conspiração
Felipe Ximenes
O que se ouve muito do profissional Felipe Ximenes é que é um ser de poucos amigos, arrogante e prepotente, um indivíduo que anda com o "rei na barriga" pelos corredores do Couto Pereira pela autonomia recebida, não só por conta de seu cargo, como também pela sua experiência no ramo em que atua, além de ser remunerado, situação que em gestões anteriores à de Jair Cirino, isso não acontecia.
Ouve-se também que é quem contrata e descontrata os atletas, bem como faz a gestão de todo o departamento de base do Coritiba. Assim, Felipe Ximenes como profissional é execrado porque não usa os meninos da base, atletas esses que recentemente conquistaram vários títulos nas várias categorias, para o profissional, a exemplo do que fizeram outros times como o Botafogo e o Santos, além disso, é tido por fazer desmanches quando negocia atletas que despontam no time do Coritiba, além de manter atletas consderados ruins no elenco.
Marquinhos Santos
Técnico com larga experiência nos departamentos de base, tendo conquistado vários títulos por onde passou, inclusive na seleção brasileira.
O Coritiba é seu primeiro time como experiência na categoria profissional, processo pelo qual entendo que ele esteja passando cujo objetivo é crescer e ganhar mais e mais experiência dentro da carreira de técnico de futebol.
Vem realizando um bom trabalho com o Coritiba, tanto que conquistou seu primeiro título estadual (de muitos) sendo o quarto consecutivo da era Vilson, classificou o time para a fase internacional da Sulamericana, além de ter feito uma ótima campanha no primeiro turno do Brasileirão 2013, o que nos rende até o momento a sétima posição na tabela.
Vilson Ribeiro de Andrade
Em 2008 e 2009 foi o vice de Jair Cirino, tendo assumido a presidência de fato do Coritiba em 2010. Mesmo sendo um dos responsáveis pela queda em 2009, Vilson em janeiro de 2010 deu inicio a uma caminhada difícil, que começaria pela reconstrução do ego e da moral do torcedor do Coritiba, passaria pela também reconstrução do time e reestruturação do administrativo do Coritiba. Ele também foi o líder de um movimento que tinha como linha mestra a frase "Amo minha terra, torço pelo meu estado".
Foi quem junto com Felipe Ximenes contratou e dispensou atletas e assim, conquistou o título nacional da série B por antecipação em 2010. Além disso reviveu a memória de alguns torcedores para com a década vitoriosa nos anos 70, quando em 2013 conquistou o tetracampeonato estadual, além de ter levado o time para duas finais seguidas de Copa do Brasil, fato então inédito para um time do estado do Paraná, bem como ter conquistado o rótulo de time mais vitorioso do mundo e para finalizar, está em sétimo colocado no Brasileirão 2013, além de disputar a Copa Sul-Americana tendo passado para a fase internacional da competição.
Adiciono ainda que ele como presidente renegociou as dívidas do clube com a união, situação essa que possibilitou também a troca de patrocinador, quando desvinculou o clube de um banco privado. Além disso, organizou o departamento jurídico do clube e buscou resolver as pendências, situação que num passado não muito distante era um dos maiores problemas do clube, chegando a perder ações trabalhistas por não comparecer à audiência.
Falar é fácil demais, bem como escrever e registrar uma opinião, seja pelas vias normais ou eletrônicas, também. Tanto papel quanto um espaço como esse aceita tudo.
E fazer isso para espalhar a parte negativa, a contrariedade de opinião pessoal, poucos fazem, mas muitos repercutem. Quando o viés é positivo, à primeira tentativa de se divulgar é acachapada.
Desde elogios até xingamento, tudo se coloca como se fosse um cabo de guerra, onde quem expõe sua opinião lê comentários críticos e contrários ausentes de conteúdo. Os comentários são os mesmos e para piorar, trazem contido uma conotação política pesada, geralmente vindas das mesmas pessoas.
O debate poderia acontecer, tendo uma maior presença do autor do texto nos comentários, mas a linha do respeito é transgredida, principalmente quando se nota que a contrariedade de opinião sai do texto e entra no campo pessoal. Quando há perda de respeito, nada mais pode ser feito a não ser esperar que o tempo mostre para o individuo que pratica o desrespeito, que ele está errado.
Porque parece ser questão de honra responder de maneira contrária sempre que alguém aparece favorável à administração do clube?
Porque é preciso ultrapassar o respeito para discordar de uma opinião?
Ser contrário porque muitas vezes não se concorda com a opinião é perfeitamente aceitável, mas quando o limite do respeito é ultrapassado, tudo o que é dito perde o valor, visto que se transforma numa descarga emocional descontrolada provocada tão somente pela contrariedade de opinião emitida por determinada pessoa.
Quando você "não vai com a cara" de determinada pessoa, tudo o que vier dela, inclusive uma verdade, terá outro significado, principalmente para quem se sente atingido, ou no popular, "veste a carapuça".
O ditado de Nelson Rodrigues amplamente usado é "A unanimidade é burra", mas quando aparece alguém que expõe suas ideias contrárias, ele já é rotulado pela dita unanimidade.
Não posso entender uma atitude dessa, dentre outras, como correta. Querem discutir divergências de opinião, ótimo. Façamos de maneira mais racional e menos passional, mas querem se manter unânimes?
Por isso que sempre que percebi que me faltavem informações, fui por minha conta atrás delas. Algumas dessas informações são sobre o Coritiba e várias delas foram colocadas aqui no portal sob a forma de matéria, como foi a entrevista com o Ximenes da qual tive o prazer de ter sido convidado a participar junto com o Ricardo e o Gibran, ou como um post.
Ao ver a entrevista do Alex, ontem, quando o repórter veio perguntar se ele tinha salvado a pele do técnico, mais uma vez confirmei para minhas convicções que o Marquinhos Santos definitivamente não deve ser responsabilizado pela baixa produtividade do time.
Então você deve estar se perguntando: Quem deve ser responsabilizado? Na minha opinião, ninguém. Aliás o Coritiba está num período ruim, por conta de um inicio espetacular, mas deve mudar e melhorar em breve.
Além disso é uma ótima pergunta para ser feita para a entrevista a ser feita pelo Luiz Betenheuser com o Felipe Ximenes. Maiores detalhes, leia aqui.
SAV
RODRIGO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)