O Torcedor na História
Com um título intuitivo começo meu pimeiro post neste blog. Este espaço falará justamente sobre como o torcedor pode fazer a diferença para o Coritiba. Não só nos jogos, mas também no dia a dia. Basta ler o perfil do blog no lado direito desta página para ter uma ideia do que encontrará por aqui.
Neste primeiro texto, quero falar sobre a importância para o clube de que o torcedor seja sócio. É preciso que a grande massa alviverde crie consciência de que um clube forte só se faz com apoio incondicional do torcedor. Muitos dirão: é preciso ter oposição, não podemos apoiar erros dos diretores. Concordo plenamente. Porém, diretores passam, o clube fica. Se abandonarmos o Coritiba devido à presença de determinado grupo no poder, só pioraremos a situação para o grupo que assumir no futuro, e estaremos dando um tiro em nossos próprios pés, os mesmos que pulam a cada gol do nosso amado Alviverde.
Outros dirão: precisamos cobrar os jogadores, não podemos encher o estádio quando um grupo mercenário se apresenta com o manto Coxa-Branca. Para mim, este é um os maiores paradigmas que precisamos quebrar em nossa torcida: é preciso apoiar durante os 90 minutos, independente de situação do clube na competição e na partida. Precisamos encher o Couto nos piores momentos. É nestas horas que os jogadores precisam ver a nação Coritibana em peso, gritando: VAMOS, VAMOS MEU VERDÃO, VAMOS NÃO PARE DE LUTAR!
É possível que o grupo seja tão mercenário a ponto de não se motivar, mas ao menos teremos feito nossa parte. Ou o leitor acredita que vaias e xingamentos durante o jogo ajudam os jogadores a lutarem em campo? Após a partida, não vejo problema em cobranças. Apenas abomino vaias e xingamentos no decorrer o espetáculo e nos intervalos.
É visível a evolução da torcida nos últimos anos, mas ainda estamos longe do patamar ideal. O torcedor não pode deixar de ser sócio devido a um mau momento do clube, ou devido à falta de jogos no Couto. Dezembro é um grande exemplo disto. Quantos ficarão inadimplentes e deixarão o Verdão sem o dinheiro das mensalidades neste mês? Lembre-se que o Coritiba também precisa pagar o salário de dezembro e o 13º de seus funcionários.
Muitos dirão: a diretoria que se vire, deveria prever que em dezembro ninguém paga mesmo. Agora, coloque a mão na consciência e veja se você realmente acredita que isto está certo. É este tipo de pensamento que precisamos mudar para ver o Cori realmente forte a nível nacional.
Quer cobrar time de alto nível? Estádio moderno? Títulos? Mudança de diretoria? Comece se associando ao clube, ou quitando suas mensalidades em dia. Além de ajudar o Coritiba, você terá direito a votar e ser votado (após 1 ano de contribuição) caso escolha uma categoria habilitada a tal, e pode decidir o futuro do Coxa. O clube parou no tempo por muitos anos, e tavez um dos motivos tenha sido o afastamento do torcedor do dia a dia do Coxa. Precisamos desta reaproximação, para oxigenar nosso centenário Alviverde.
Não restam dúvidas que este é o único caminho de sucesso no futebol atual, vide exemplo de sucesso como o do Internacional. Há 8 anos, lutava para não ser rebaixado. Hoje tem 2 Libertadores e um Mundial de Clubes. Apesar de ter saído derrotado hoje, é exemplo para todos os clubes do país. E como começou a revolução colorada? Com adesão em massa da torcida ao quadro associativo do clube.
Torcedor associe-se, convença seus amigos a fazerem o mesmo, e leve seu apoio incondicional durante as partidas. Comece agora a construir o Coritiba do futuro. Vamos mostrar que realmente somos a Torcida que Nunca Abandona.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)