O Torcedor na História
O intuito deste blog é mostrar a influência que a torcida pode ter na história de um clube. Alguém duvida do poder da torcida do Boca Júniors?
Pois bem, há várias temporadas o Boca está fazendo campanhas medíocres, permanecendo longe da área de classificação para as competições Sul-Americanas, e pior: o fantasma do rebaixamento começa a se tornar uma realidade, já que apenas 4 clubes estão separando o Boca da zona da Promoción. O clube acaba de ver o maior rival, o River Plate, ser rebaixado para a série B pela primeira vez em sua história, e definitivamente não quer seguir o mesmo caminho.
Tendo isto em vista, foi criado um comercial motivacional que considero sensacional. É intitulado: O dia em que a Bombonera falou. Basicamente mostra aos jogadores a importância do futebol na vida dos torcedores, e os motiva a jogar com raça, para retornar aos dias de glória. Tudo isto como se o estádio estivesse conversando com os jogadores. Genial.
Confira:
Segue uma tradução que eu mesmo fiz. Pode conter erros, mas dá para entender bem o contexto.
"Oi, desculpe interromper. Como estão? Até que enfim tenho vocês aqui, sem tanta gente ocupando as arquibancadas. Faz tempo que queria falar com vocês, e este me parece um bom momento.
Vai começar um novo campeonato, e talvez alguns se conformem em vê-los na série B, mas eu não.
Hoje quero falar disso que fica quando alguém morre. Disto que vale mais que todo o seu dinheiro, mas ninguém pode roubar. Hoje quero falar sobre a glória.
A glória não é fácil de alcançar. Não está a venda em qualquer bazar. Custa, dói, arde e não se entrega a ninguém. Mas se existe uma coisa que eu aprendi nesses 70 anos é que os milagres se constróem.
Trabalhem, transpirem, insistam, vomitem e corram até que suas pernas não possam mais. Deixem a vida em campo e a entreguem às pessoas que se penduram nas arquibancadas todos os domingos. Eles percebem e eles o fariam em seu lugar, mas não podem, porque estão do outro lado, porque não são vocês.
E vocês têm que ser cegos para não verem qualquer um quer jogar aqui. Mas aqui não se joga, aqui se briga, se sofre e se luta por estas duas cores. Lutemos juntos e façamos história, coloquem o coração, e quando não conseguirem mais, EU VOU CANTAR PARA VOCÊS. Podemos ser invencíveis novamente.
Força galera.
Vamos Boca, caralho!"
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)