
Páginas da Bola
A rodada do final de semana promete ser eletrizante! Com os campeonatos alcançando fases decisivas vão sobrar emoções em clássicos que prometem muita disputa. Destaque para os clássicos que decidem vaga para a final do Paulista e a decisão da Taça Rio, que pode consagrar o Botafogo Campeão Carioca e o Internacional podendo levantar a taça do Gaúcho.
Começando por São Paulo, que viverá dois clássicos que prometem ser emocionantes. São Paulo e Corinthians decidem no Morumbi uma vaga para a grande final. No primeiro jogo, o Corinthians venceu por 2x1, com gol nos acréscimos e comemoração polêmica do volante Cristian, que fez gestos obscenos para a torcida são-paulina que estava no estádio. A comemoração, além de poder uma grave punição na justiça desportiva ainda pode causar muitas dores de cabeça para o jogador, que vai responder um inquérito policial, podendo, numa hipótese remota, ter que cumprir pena de prisão. Fora isso, apimenta a disputa o fato de que o São Paulo parece estar totalmente focado para o jogo, tanto é que no meio da semana poupou seus principais jogadores no confronto da Libertadores, guardando-os para o clássico. O Corinthians, em menor escala, também poupou alguns de seus titulares no seu jogo pela Copa do Brasil. O Timão joga pelo empate, enquanto ao São Paulo o placar de um a zero lhe garante a vaga.
Do outro lado, Santos e Palmeiras duelam no Parque Antarctica. A primeira partida foi vencida pelo Santos na Vila Belmiro, por 2x1, e assim o Peixe joga pelo empate. Do lado palmeirense, a preocupação é com a inconstância da equipe, que fez uma grande apresentação em jogo na Ilha do Retiro, vencendo o Sport, mas depois perdeu para o Santos e no meio da semana não conseguiu vencer o Sport em pleno Palestra Itália. A torcida já passou a exercer uma certa pressão sobre o artilheiro Keirrison, em razão de seu estilo pouco participativo nos jogos.
No Campeonato Carioca, Flamengo e Botafogo decidem em partida única a Taça Rio, ou segundo turno do Carioca. Como o Botafogo levou o título da Taça Guanabara, caso o time Alvinegro vença o duelo de domingo será declarado campeão estadual por antecipação, algo que não acontece desde 1998, quando o Vasco faturou a Taça Guanabara e a Taça Rio. Pesa contra o time botafoguense a frustração pela precoce eliminação da Copa do Brasil, diante do fraco Americano, em pleno Engenhão. O time foi eliminado nos pênaltis, dando adeus à competição de forma vexatória. No lado flamenguista, a empolgação pela vitória diante do Fluminense, no último domingo, deve fazer com que a torcida rubro-negra tome conta das arquibancadas do Maracanã para incendiar o jogo, que é de vida ou morte para o time que luta para levar a disputa para a grande final.
O Campeonato Mineiro também começa a esquentar. Galo e Cruzeiro fazem belas campanhas e dificilmente a final do estadual não será um clássico entre as duas equipes. Pela semifinal do Campeonato, o Galo, empolgado com o desempenho de seu ataque comandado por Diego Tardelli, vai com tudo para cima do Rio Branco, no Mineirão. No primeiro jogo deu Alvinegro com uma vitória tranquila por 2x0. O Galo não deve ter dificuldades para alcançar a grande final. O Cruzeiro não está em situação diferente, o time celeste venceu o primeiro confronto contra o Ituitaba pelo elástico placar de 4x1 e está praticamente garantido na final que provavelmente será contra o seu maior rival. Emoções à vista em Minas.
No Gaúchão, disputa entre Internacional e Caxias pelo título do segundo turno. Caso o Inter vença, será o campeão estadual de 2009, uma vez que o colorado faturou a taça do primeiro turno em decisão contra o Grêmio. O Gaúcho parece ter sido o campeonato de um time só, o Inter, que deve ser mesmo o campeão, a menos que um desastre muito grande ocorra no Beira-Rio. Um não, dois, porque para não ser campeão o Inter precisará perder duas vezes para o Caxias em seu estádio, algo bem pouco provável para o clube que tem se mostrado vencedor nesse ano de seu centenário. Assim, o Internacional, que possui um dos melhores elencos do Brasil, deve sacramentar a conquista já neste domingo, ficando com tempo de sobras para se dedicar à busca pelo título da Copa do Brasil e para a preparação para disputa do Brasileirão 2009.
Na segunda feira comentaremos os jogos em detalhes, dando destaque para a sequência das disputas - nos casos em que houver - bem como para os possíveis campeões do domingo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)