
Páginas da Bola
A partir de agora, deixo de utilizar o espaço de colunista aqui do Coxanautas para “tocar” o Páginas da Bola, blog destinado essencialmente a tratar do futebol do Coritiba, podendo eventualmente ser abordados outros temas como a Copa do Mundo, por exemplo.
Abrindo os trabalhos deste novo espaço que será por mim ocupado, e, eventualmente por alguns convidados, que poderão ser inclusive leitores interessados em manifestar suas opiniões a respeito do futebol, falarei a respeito da difícil missão que será a Série B, abordando os adversários do Verdão, além da análise do elenco Coxa Branca.
A exemplo do que vem sendo a disputa nos anos anteriores, a Série B promete novamente ser uma competição de predomínio de força física em detrimento da qualidade técnica.
Além de tudo isso, terá muita vantagem quem fechar as primeiras sete rodadas (que antecedem a parada para a Copa do Mundo) em primeiro lugar. Esta equipe terá tempo e muita tranquilidade para trabalhar ainda mais suas qualidades e corrigir seus defeitos, efetuando contratações.
Portanto, uma arrancada perfeita nestes sete jogos é tudo que o Coritiba mais precisa neste momento.
Um dos maiores perigos da edição 2010 é a existência de um grande número de times experientes em série B, que sabem muito bem como jogar esta competição, exemplos típicos deste tipo de times são Náutico, Sport, Bahia, Ponte Preta, Santo André, São Caetano e a Portuguesa.
Ainda que estas equipes não tenham grandes times, capazes de causar muitas preocupações, o estilo de jogo delas e o direcionamento de suas administrações já estão amplamente voltados, ou no mínimo adaptados, para a longa e dura série B.
Além destas equipes, sempre existem aquelas que podem surpreender. Neste ano, os candidatos a azarão da vez são: América-MG, Ipatinga, Icasa, Bragantino e Guaratinguetá.
No meio termo destes dois grupos está o Figueirense, que em 2009, seu “primeiro” ano de série B após permanecer algum tempo na série A, não se adaptou à competição e acordou tarde demais para realidade da disputa, não alcançando o objetivo do acesso. Porém é uma equipe que não pode ser descartada como uma das candidatas a uma das quatro vagas.
Especificamente, embora esteja sendo apontado no grupo dos favoritos, o Santo André não deve integrar esta disputa, a menos que tenha o mesmo índice de acerto que teve nas contratações do início do ano, já que muitos dos titulares estão sendo negociados e sequer participarão da estréia do time do ABC na segundona. Devem deixar o time o lateral Carlinhos, o volante Gil e o meia Branquinho, além de Bruno César que já se apresentou ao Corinthians e os atacantes Rodriguinho, que foi para o Fluminense e Nunes, que está no Vasco.
Um time que vem muito bem estruturado é o Sport. Com um elenco preparado e sempre contando com o apoio da torcida, o Rubro-Negro do Recife será um forte candidato ao título. Além dele, quase o mesmo pensamento se aplica ao Náutico, porém o elenco está um pouco abaixo do Sport.
Quanto ao Coritiba, o cuidado deverá ser muito grande, principalmente em relação ao enorme prejuízo causado pela perda dos dez mandos de campo, fazendo com que o time seja o que terá o maior desgaste com viagens, além das demais conseqüências, como a possível falta de apoio nas arquibancadas com públicos provavelmente muito pequenos na Arena Joinville.
Ainda, merece um tratamento especial a questão da adaptação ao tipo de competição. Em 2006, o Coritiba, além de diversos outros fatores que influenciaram no seu insucesso, não subiu à série A por falta de adaptação a série B, quase o mesmo fenômeno que ocorreu com o Figueirense no ano passado.
O time Alviverde ainda carece de uma maior qualificação, principalmente no que diz respeito às laterais e ao meio-de-campo. Porém o problema mais grave está nas peças de reposição. A ausência de um titular pode causar enormes prejuízos ao time, já que os reservas, a não ser por uma ou por outra exceção, não inspiram grande confiança, conforme demonstrou o Campeonato Paranaense.
Assim, podemos esperar dificuldades nesta competição, principalmente quando o número de suspensões e contusões começar a ser maior, como tende a acontecer nesse tipo de disputa.
Possibilidades de chegar na frente este time tem, mas é sempre preciso estar atento a esta necessidade de reforçar o elenco, principalmente com a contratação de um camisa 10 para ser titular e algumas opções de reposição, em posições estratégicas, como defesa e ataque.
Vamos torcer!
Os comentários deste conteúdo estarão concorrendo a um dos 100 prêmios da promoção COXAnautas e Coxamania devido ao novo layout do Portal CXn. Para saber mais clique aqui.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)