
24
Panelinha Coxa-Branca
Antes de iniciar o texto direcionado ao tema, gostaria de deixar todo o apoio aos atletas que participaram da decisão da Supercopa do Brasil e entregaram tudo que podiam dentro de campo!
Muito se falou no ano de 2021 a respeito dos nossos grandes destaques das categorias de base e como eles poderiam agregar dentro de campo no time profissional, inclusive houve em determinado momento uma cobrança pela utilização dos “pias do couto” que foram campões da Copa do Brasil sub-20 e não receberam oportunidades ao longo dessa temporada. Após a derrota na Supercopa eu lhes questiono, será que a comissão estava tão errada assim em não utilizá-los? Uma parte barulhenta da torcida passou a chamar essa piazada de “pipoqueiro” entre diversas outras coisas as quais não valem nem a citação, será que no primeiro erro no profissional essa carga excessiva não seria depositada nos garotos? Visualizando todos “e ses” possíveis quando falamos em futebol de base, tentarei de forma objetiva e dinâmica trazer alguns pontos importantes a respeito de como a categoria de base pode ajudar o Coritiba em sua reconstrução e o tamanho da sua importância para isso!
A categoria de base coxa-branca sempre revelou grandes nomes e em sua história recente não foi diferente. Assistimos alguns jogadores revelados em solo curitibano despontar com outras camisas, enquanto assistíamos os “destaques” dos campeonatos estaduais vestindo nosso manto apresentando um futebol tão ruim que não cabem palavras e sempre carregando na cabeça “Por que esse cara não deu certo aqui?”. Hoje tivemos uma demonstração do motivo pelo qual jogadores bons muitas vezes não conseguem vingar com a camisa alviverde a curto prazo! Na primeira oportunidade suas cabeças são colocadas à prêmio e suas virtudes são completamente ignoradas em razão de um desempenho abaixo do esperado.
A necessidade de compreender que a base nem sempre revelará grandes craques capazes de decidir um jogo é fundamental para a virada de chave dentro do Coritiba. Entender que um jogador da base é um ativo do clube e recebe em média 3x menos que um “pereba” de 25 anos de idade que fez um campeonato carioca/paulista/gaúcho meia-boca que chega para compor elenco, fará com que a folha salarial do clube tenha equilíbrio para termos jogadores de confiança dentro da equipe principal e por consequência os próprios atletas em transição terão um crescimento de produção ao lado de bons jogadores. Será que o Rafael Willian está tão abaixo do Muralha? Será que o Ângelo apresenta tão menos que o Romário que foi embora? Será que o Maicky não consegue performar algo próximo ao Matheus Sales que ganha pelo menos 10x o salário dele? Será que Biel e Meurer são tão menos jogador que o Valdeci que não pode ganhar minutos em seu lugar? Será que o Luizão entrega menos que o William Alves em campo? Essa piazada só terá espaço quando houver a compreensão de que eles não devem carregar o estigma de solução, e se eles não fizerem uma grande estreia ou grandes exibições logo de cara eles podem vir a apresentar um bom futebol! Hoje um dos melhores meias do país quase teve sua carreira arruinada porque não teve uma oportunidade por aqui, sem falar no goleiro destaque da serie B que fez toda sua formação dentro do Coritiba e hoje é um grande pedido de boa parte da torcida!
Portanto, nem sempre a base aparecerá como a solução imediata de nossos problemas técnicos e isso precisa ser normalizado! Quantos outros Dodôs, Veigas, Zé´s, Tadeus e diversos outros precisarão aparecer para entendermos que o desempenho desses caras também passa pela compreensão e apoio da torcida? Importante ressaltar que o apoio também não é cego, as criticas construtivas naturalmente devem ocorrer com a intenção de contribuir e não destruir a carreira de um atleta! Gostaria de fazer uma menção ao garoto Diogo, lateral-direito do sub-20 que demonstrou ter uma baita personalidade dentro de campo e já foi escolhido como alvo por alguns! Esse garoto tem um potencial enorme e merece toda compreensão da torcida já que infelizmente recebeu muitas criticas infundadas e vazias.
Por fim, deixamos mais uma vez nosso total apoio aos atletas que compõe a categoria de base coxa-branca e aos que estão fazendo sua transição para o profissional! E pedimos a torcida coxa-branca que apoie e acredite no trabalho de todos eles!!
Por: Panelinha Coxa-Branca (Vitor Menezes)
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)