Panelinha Coxa-Branca
O lateral-esquerdo Egídio foi o primeiro atleta a ser anunciado oficialmente pelo Coritiba para a temporada de 2022. Vindo do Fluminense, o lateral acumula um currículo carregado de títulos, memes e polêmicas envolvendo seu nome.
Para darmos início ao texto gostaríamos de salientar que essa análise levará em conta única e exclusivamente o que o Egídio apresentou em campo e como ele poderá contribuir dentro do esquema tático de Gustavo Morinigo!
Egídio de Araújo Pereira Júnior tem como sua maior virtude o apoio ofensivo, sendo um lateral extremamente qualificado com a bola nos pés e tendo como diferencial os bons números decorrentes de bolas paradas. Levando em conta todos esses aspectos podemos esperar que ele venha para além de ser o cara das bolas paradas, contribuir de forma expressiva na criação de jogadas pelo lado esquerdo, setor que demonstrou uma carência aguda no final da temporada de 2021 – Em determinado momento do campeonato se tornou visível que optávamos em jogar somente pelo lado direito quando tínhamos a bola nos pés.
Vale ressaltar que o Egídio não é aquele cara que sempre busca a linha de fundo, mas sim o um lateral que sabe construir por dentro, fazendo com que o ponta do lado esquerdo tenha liberdade para dar amplitude ao time e vez ou outra cair por trás da marcação e fazer a diagonal entre o lateral e o zagueiro.
Os pontos negativos da contratação dizem respeito a sua idade avançada e a possível deficiência defensiva que o lado esquerdo poderia apresentar com a vinda do jogador. No entanto, é notório que o lateral vem apresentando uma consistência física ao longo de sua carreira com um baixíssimo índice de lesões. Quanto a parte defensiva, é importante observar que ele nunca apresentou qualquer deficiência quando o time estava sem a bola e sim quando exploravam suas subidas ao ataque, portanto cabe ao treinador alinhar um esquema tático capaz de suprir essa subida do lateral seja com o volante ou um esquema composto por três zagueiros.
Portanto, a contratação ainda que contestada, foi acertada! – A única parte que claramente deixou a desejar foi anúncio tão pobre diante da ânsia da torcida por contratações. Em um mercado tão disputado e inflacionado conseguimos buscar um atleta com condições de contribuir dentro de campo e com um currículo que pode agregar muito ao vestiário alviverde. Para finalizar as colocações, gostaríamos de deixar um breve questionamento ao torcedor.. Qual lateral-esquerdo dentro de uma realidade financeira do clube poderia agregar da mesma forma? Compartilhe conosco o que achou da primeira contratação da temporada!
Por: Panelinha Coxa-Branca (Vitor Menezes)
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)