Panelinha Coxa-Branca
Nessa terça-feira o verdão viajou até Sergipe para enfrentar o time do Confiança. Em partida válida pela 8ª rodada da Série B, a equipe alviverde não tomou conhecimento do adversário e dominou o adversário garantindo a vitória com gol de Waguininho ainda no primeiro tempo.
A coluna de hoje poderia estar repleta de jargões já suscitados diversas vezes ao decorrer da serie B, entretanto hoje gostaríamos de destacar a importantíssima atuação de três atletas da base na partida. Guilherme Biro parece ter resolvido de uma vez por todas nossas carências na lateral esquerda para o campeonato. Dispondo de uma solidez ímpar para um garoto de sua idade, Guilherme demonstra ter plenas condições de bancar o experiente Romário que chegou para ser titular absoluto com 4 acessos na mochila! O lateral além de passar muita segurança defensiva, se apresenta ofensivamente dando opções por dentro e em amplitude, nota-se que no gol de Waguininho hoje, Robinho recebe completamente livre de marcação na esquerda porque Biro obrigado seu marcador a acompanha-lo até o meio de campo na saída de bola - vale ressaltar a intensidade e garra do pia do couto o jogo inteiro!
Já pelo outro lado de campo, Natanael parece ter renascido com a chegada de outro jogador para disputar posição com ele! O nosso pequeno lateral direito tem se mostrado um verdadeiro gigante ao calçar as chuteiras para entrar em campo. Apresentando um excelente repertório ofensivo, tem sido fundamental para criar boas oportunidades do lado direito sem deixar de lado a parte defensiva. Nos resguardamos a menciona-lo para não causar nenhuma injustiça, mas acreditamos que se tornou um consenso tamanho potencial do lateral-direito!
Por último e não menos importante, Igor Paixão! Quando recebemos a notícia de que o Paixão seria integrado e titular do time no campeonato Paranaense, a desconfiança foi imediata. Todavia, o garoto foi a única grata surpresa do campeonato e vem distanciando cada vez mais a desconfiança quanto a necessidade de sua presença assídua no time titular! Paixão foi fundamental nas ultimas duas vitórias da equipe coxa branca participando diretamente dos gols, hoje não teve participação direta na jogada do gol mas apresenta um crescimento interessante nas mãos do treinador paraguaio. Aquele garoto que somente jogava no 1x1 pelo lado esquerda ficou para trás, dispondo de uma consciência tática mais apurada tem sido importantíssimo para abrir espaços na zaga adversária e sendo o único desafogo quando precisamos de velocidade e coragem para partir para cima da marcação! Paixão assim como todo jogar naturalmente vai oscilar, porém não deixa a desejar em absolutamente nenhum outro jogador da posição nesse elenco – Cumpre ressaltar que os números do waguininho passam pelas ótimas atuações do paixão abrindo espaços e se movimentando de forma constante atrás da marcação
Falando um pouco sobre o jogo, o primeiro tempo foi de completo domínio do Coritiba, domínio o qual resultou em um gol cedo e a ida do uniforme limpinho de Alex Muralha para o vestiário.
Na segunda etapa, o Coritiba começa tomando um susto. Após contra-ataque da equipe do Confiança, Muralha - completando 50 jogos pelo clube em sua reestreia - fez ótima intervenção fechando o ângulo do atacante e garantindo a superioridade no placar. Muito confortável nos toques de bola e extremamente seguro na defesa, o Coritiba pouco criou na segunda metade, tampouco sofreu mais perigos. Aos 14 minutos, Serginho foi extremamente imprudente em um lance na beirada do campo e acertou Waguininho, expulsão direta. A partir daí, o Coxa se acomodou e praticamente abdicou de atacar a equipe adversária, mantendo a posse de bola. Para a estratégia funcionar, Robinho foi crucial. O meia foi o cérebro da meia cancha alviverde, com muita movimentação e cadenciando o jogo, foi peça chave para manter a bola sem sofrer perigo. Cabe ressaltar a sua evolução física, e mostrou, nos quase 80 minutos em que esteve em campo, que pode ser importantíssimo na sequência do Coritiba para o restante da temporada. O treinador Gustavo Morínigo deve ser elogiado pelo trabalho defensivo que a equipe vem desempenhando. Extremamente seguros, muito pela chegada do Henrique, todos os jogadores da linha defensiva cresceram de produção nos últimos jogos. Ao que parece, enfim, encontramos solidez defensiva, propiciando mais tranquilidade ao resto do time desempenhar seu papel. Especificamente na segunda etapa, após a expulsão, o comandante paraguaio fez as 5 substituições, porém sem agredir o adversário. Hoje deu certo, mas é arriscado demais, uma vez que, vencendo fora de casa com um a mais, não se deve recuar e esperar o fim da partida. Placar mínimo, mas bem controlado pela equipe paranaense.
O nosso Coritiba engata a 4ª vitória seguida na competição sem sofrer gols, é vice-líder com um jogo a menos e vem por mais! Próximo compromisso é na sexta-feira, dia 2 de julho, às 19h contra o Remo no Couto Pereira, estão contentes com a sequência coxa-branca ou esperavam mais?
Por: Panelinha Coxa-Branca (Vitor Menezes e Eduardo Toppel)
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)