Panelinha Coxa-Branca
Nessa sexta-feira, o verdão entrou em campo contra o Guarani em partida válida pela 7ª rodada do campeonato brasileiro da série B.
Morínigo mais uma vez optou por manter seu esquema tático, dispondo de um 4-2-3-1 com a posse da bola e um 4-4-2 sem ela fazendo com que Robinho e Gamalho formassem a primeira linha fazendo a pressão na saída de bola adversária. O jogo começou muito semelhante ao do Vitória, com o time do coxa fornecendo alguns espaços e os jogadores nitidamente nervosos, errando fundamentos básicos e dando algumas chances para o adversário. Tudo indicava que receberíamos mais um partida sofrida para os torcedores cardíacos, entretanto aos 20 minutos de jogo tudo muda após uma belíssima jogada de Luciano Castan e Robinho sai o primeiro gol do coxa! Dali em diante fomos agraciados com uma partida ímpar de Robinho, dominou o meio de campo e ditou as ações do verdão (Vale o destaque para o gramado muito bem cuidado), nos parece que o camisa 20 caiu na realidade e relembrou o grande jogador que foi e a importância que ele pode exercer dentro do elenco do Coritiba.
O Coritiba começou a segunda etapa com a mesma formação e quase ampliou o marcador com menos de um minuto! Em mais uma investida do maestro Robinho, agora pela direita, colocando uma bola na cabeça de Léo Gamalho, que colocou por cima do gol. A partir daí a equipe campineira tentou partir pra cima em busca do empate, propondo o jogo, enquanto o Coxa se fechava no mesmo 442 do primeiro tempo, buscava transições rápidas com Igor Paixão e Waguininho. Gustavo Morínigo percebendo o cansaço de Bochecha promoveu a entrada de Val em seu lugar, dando mais dinâmica e intensidade defensiva ao time. O Guarani mantinha a posse, mas de maneira estéril, oferecendo pouco perigo à meta do goleiro Wilson, que inclusive, foi muito bem nas poucas vezes em que foi exigido, o problema é que o verdão coxa-branca passou a ter dificuldades para contra-atacar, já que nossa principal válvula de escape, Igor Paixão, ficava muito preso, tendo que marcar as subidas do lateral direito Diogo Mateus, Morínigo mais uma vez age rapidamente, promovendo a entrada de Igor no lugar de Robinho, mudando um pouco o posicionamento dos nossos atletas, Waguininho foi deslocado para o lado esquerdo e Igor dobrou com Natanael pela direita, enquanto Paixão se posicionava ao lado de Gamalho na frente, diminuindo suas obrigações defensivas e exaltando sua maior qualidade, a velocidade! Aos 34 minutos o Coritiba amplia o placar, matando a partida, em um contra ataque puxado por Paixão (provando a eficiência da alteração de Morinigo em seu posicionamento), abrindo na esquerda para val, que coloca uma bola mágica no pé de Gamalho, na pequena área, dali nosso 9 com tranquilidade coloca a bola no fundo das redes.
Vale destacar a partida espetacular de Natanael, o melhor em campo, ganhou todas as divididas e frustrou as tentativas bugrinas pelo lado direito! O piá do couto ganhou 8 das 12 disputas pelo chão, e 2 das 3 disputas pelo alto, números altíssimos que o deram uma nota 8,1 pela plataforma SofaScore.
Gostaria de ressaltar a importância da aplicação tática do nosso time, existe um consenso de que não dispomos das melhores peças ofensivas quando falamos em virtudes individuais bem como repertório de lances plásticos, porém é indiscutível que Wagninho cumpre uma função tática muito interessante, ele abre espaços para outros jogadores infiltrarem entre as linhas e corre literalmente os 90 minutos de jogo! Assim como toda a torcida coxa, gostaríamos de um jogador mais qualificado para integrar esse elenco e nossas jogadas ofensivas fossem mais criativas e agradáveis aos olhos, contudo a letalidade do ataque coxa branca tem se mostrado impecável e há de se convir que o que valem são os 3 pontos conquistados a cada jogo para atingirmos o tão necessário acesso, voltando para o lugar o qual nunca deveríamos ter saído!
Por: Panelinha Coxa-Branca (Vitor Menezes e João Victor)
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)