
Pitaco
Não me importa quantos pontos faltam para escapar do rebaixamento. Até porque eu acho que nós escapamos disso, pelo menos moralmente, quando ganhamos do Palmeiras. Não me importa quem vai cair, caem quatro e o melhor de tudo é que o Coritiba não está ali entre os quatro. O que resta a discutir é a continuidade do projeto. Não me importa mais o que aconteceu de ruim no passado, já passou.
O ano de 2013 não começou ainda, é verdade, mas a temporada de 2013 sim. No dia 18 de outubro, quando Alex foi apresentado. Parece óbvio dizer que o clube respira novos ares, com objetivos diferentes. Com duas finais consecutivas de Copa do Brasil, nós somos vistos já com outros olhos, principalmente pela crônica do eixo RJ-SP. Vendo os programas de esporte que passam em rede nacional, já é possível perceber isso. E como tem gente que ainda diz que o Coritiba não evoluiu? Evoluiu SIM!!! Dentro e fora do campo. E se não tivesse evoluído, quando que o Alex viria?
Com o planejamento da temporada de 2013, é bem possível que nós tenhamos um time muito bem montado, com peças de qualidade superior ao que temos no momento. E pelos nomes que vem surgindo na mídia como especulações, parece que a diretoria tem pensado de forma mais avançada. O que basta é qualificar aquilo que está deficiente. E seguir com calma para evitar erros que ocorreram esse ano.
Essa celeuma toda em relação à arbitragem já era prevista. O futebol evoluiu em todos os aspectos, seja no material de jogo, na preparação dos atletas, nos estádios. Só não evoluiu na questão da arbitragem e das ferramentas para ajudar a decidir acerca de possíveis dúvidas durante um jogo. Enquanto o pessoal da FIFA ficar insistindo em não enxergar que os problemas são mais graves do que se imagina, nós ficaremos à mercê desse tipo de situação. Agora o Palmeiras resolve entrar na justiça porque o delegado do jogo supostamente teria influenciado na decisão do árbitro durante o jogo contra o Inter. Do ponto de vista técnico, em parte eles tem razão. Mas do ponto de vista MORAL (que ultimamente anda esquecido e negligenciado em troca de interesses comerciais), fica absolutamente feio e constrangedor um clube de futebol profissional pegar uma imagem CLARA de um lance IRREGULAR para querer se beneficiar e tentar escapar do rebaixamento.
Mas eu temo pelo pior, eu temo por um evento de violência grande caso o Palmeiras caia para a segunda divisão, o que parece ser inevitável. Que as autoridades de São Paulo passem a encarar essa possibilidade como realidade e se preparem para o pior, porque o que pode estar vindo por ai, dadas as demonstrações de intolerância e violência registradas nas organizadas do Palmeiras, pode ser muito pior que o que tivemos aqui em 2009.
Ontem foi o lançamento do livro "Eternos Campeões", brilhantemente elaborado pelos Helênicos. Não pude comparecer e peço desculpas ao Guilherme Costa Straube, com quem eu tinha me comprometido em ir. Era para mim um momento muito importante, principalmente na parte pessoal, pois a família está representada na obra. Mas vi que a festa foi maravilhosa, inclusive com a presença de lendas como Dirceu Krüeger e Aroldo Fedato.
Contato: pitaco@coxanautas.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)