
Pitaco
Que jogo... Ontem tivemos a demonstração de atitude e disposição tática que todo torcedor do Coritiba quer ver. E nos deu um pouco mais de segurança ao ver que o time estava bem postado jogando no esquema de três zagueiros. Nossa zaga não teve nenhum momento de perigo e as chances do adversário foram todas de fora da área, a exemplo do que aconteceu no jogo passado. Sinal de que a marcação está perfeita, não dando oportunidade do adversário chegar dentro da nossa área com mais perigo. Claro que algumas situações irão surgir, afinal de contas nada é perfeito. Mas o fator preponderante hoje é que as chances do adversário aproveitar oportunidades de perigo ficaram muito mais difíceis.
Outro aspecto que eu observei foi que o Vanderlei anda passando cada dia mais confiança, pelo menos na minha visão. Ele sempre foi um goleiro seguro em arremates de longa distância, e melhorou muito nas saídas de gol. Fruto do trabalho de um cara que sabe tudo e mais um pouco da preparação de goleiros, Carlão Pracidelli. E esse trabalho tem tudo para dar mais certo ainda, já que o aprimoramento técnico é lento e gradual. Se no fim do ano passado eu achava que precisávamos de um goleiro mais tarimbado, hoje eu acredito que não é necessário.
De todos os destaques do time, menciono Lincoln (que fez um golaço e cadenciou o meio campo com o toque de bola), Rafinha (usou a velocidade e talento para agilizar os contra-ataques) e Leandro Almeida (um senhor zagueiro, estabilizou a defesa). O único senão foi a atuação de Julio Cesar, que ficou muito aquém do restante do time. Mas eu percebo nele a vontade de acertar e ajudar. Uma hora ele vai se encaixar, tenho certeza. Porque também percebo que o restante do time está com ele. Aliás, vale citar aqui o comprometimento de todo o grupo em torno dos objetivos traçados no planejamento. Tanto que arrisco dizer que não precisa trazer mais ninguém, basta fechar com esses caras que eles farão o trabalho deles em busca das conquistas.
Apenas para repassar a informação, já que em outra coluna eu escrevi sobre o Coritiba Retribui, teremos mais uma ação de solidariedade neste domingo, no clássico diante do P.Clube. Em parceria com o Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC) e a Fundação de Ação Social (FAS), o Coritiba realizará uma campanha de arrecadação de chocolates para distribuir a crianças carentes da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo da ação é atender cerca de 86 mil crianças da região. As doações podem ser feitas a partir de hoje na Central de Relacionamento e na Coritiba Store. No dia do jogo, pontos de coleta estarão espalhados pelos portões de entrada do estádio. Não custa nada ajudar a dar alegria a quem não tem condições.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)