
Pitaco
tor.ci.da
sf (fem de torcido) 1 Ato ou efeito de torcer. 2 Mecha de candeeiro ou de vela feita de fios de linho ou de algodão torcidos; pavio. 3 Qualquer objeto comprido que se torceu. 4 Conjunto de torcedores de um clube. 5 Reg (Bahia) Enchimento do charuto, constituído de folhas de fumo enroladas.
Dicionário Michaelis
Torcida. Torcedor. Apaixonado. Dentro do conceito acima, acrescento ainda no verbete que a torcida é o MAIOR PATRIMÔNIO DE UM CLUBE. Sim, porque eu não vejo nada que possa ser maior que isso e que traga mais benefícios a uma agremiação. Entusiasmo, alegria e devoção transcendendo o racional e empurrando o time para a vitória. Seja reclamando, seja gritando... Seja calado ou introspectivo. Seja eventual ou contumaz. Que seja o que Deus quiser e como quiser. Mas que siga ampliando os horizontes e conquistas. Que seja respeitada por ser do jeito que é, porque é a razão de ser de todo o trabalho desenvolvido nos bastidores. Que seja ouvida, mesmo com ressalvas. Que se permitam tocar e ser tocados pela emoção e pelo entusiasmo. Que seja perdoada quando errar e reconhecida quando acertar. Torcedor é paixão, é emoção, é raiva por perder e alegria por ganhar.
Na minha primeira coluna, minha homenagem a quem realmente importa ao Coritiba Foot Ball Club: A MAIOR E MAIS VIBRANTE TORCIDA DO ESTADO.
AtleTIBA é sempre recheado de expectativa e de apreensão. O domingo nunca chega e, pelo menos no meu caso, a ansiedade me pega. É mais um dos degraus que teremos que subir, é preciso mais do que entrega, é preciso colocar o coração no bico da chuteira. Domingo iremos comemorar, se tudo correr bem, mais uma vitória. Iremos ter a certeza de que estaremos a caminho do TRI campeonato estadual. Isso tudo com a ajuda inestimável do elemento mais importante, a torcida. Juntos levaremos o CORITIBA FOOT BALL CLUB a mais um êxito.
Em minha primeira coluna, eu gostaria de agradecer a todos que me prestigiaram nos textos do FalaCoxanauta! e que acompanharam minha trajetória nos vários blogs sobre o Coritiba que eu pude participar, e em especial aos amigos Rodrigo Sibut Vieira e Gibran Mendes. Obrigado também a toda equipe Coxanautas, na pessoa do Luiz Fernando Budant Junior, que me deu essa oportunidade. Tamo junto, galera!!! Valeu...
Contato: fabianoumer@hotmail.com
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)