
Pitaco
Eu não costumo escrever uma coluna atrás da outra, primeiro porque o tempo é exíguo e segundo, porque me falta assunto. Até peço desculpas aos demais colunistas pela ousadia. Mas esse tópico eu não podia deixar passar, principalmente pela importância social que o assunto trata.
Observando as notícias do site oficial do Coritiba Foot Ball Club hoje pela manhã, me deparei com alguns artigos referentes ao programa social Coritiba Retribui. Eu confesso minha ignorância acerca do assunto, o que efetivamente se configura num fator ainda mais grave, face meus trabalhos na Maçonaria, onde promovemos algumas ações semelhantes. Mas nunca é tarde para divulgar a ação que o clube se propôs a executar.
O Coritiba Retribui foi criado em 2011 para, como o nome mesmo diz, retribuir à sociedade tudo o que recebe em forma de apoio e dedicação. É um programa socioambiental voltado para as causas sociais e para a solidariedade, com ações diretas e de efeito imediato, como doações e trabalhos pontuais, sempre em parceria com empresas e instituições voltadas para esse fim. A busca pelo impacto positivo nessa área social é o principal mote do programa, que já atingiu uma grande fatia de comunidades que precisam de ajuda.
Segundo o clube, "até onde se sabe, é um projeto social inédito no futebol brasileiro (a troca de espaço na camisa por contribuição em produtos para serem doados pelo clube) e com um impacto social efetivo, bem diferente do que normalmente é feito por clubes”.
Vários eventos já foram promovidos pelo programa desde a sua criação, entre eles o projeto Gols pela Vida, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, que contribuiu para a arrecadação de recursos, que foram revertidos para o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, doação de alimentos para a Legião da Boa Vontade - LBV, além de ações pelo interior do estado do Paraná, como por exemplo Foz do Iguaçu, onde a presença do Vovô Coxa animou toda a comunidade.
A intenção é levar um pouco do Coritiba Retribui para todas as cidades do estado que o clube atuar. Ao longo dos dois anos de projeto, estima-se que cerca de trezentas mil pessoas foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pela iniciativa do Coritiba, o que deixa toda a nação ALVIVERDE orgulhosa.
A ação mais recente foi deflagrada na segunda-feira, dia 6 de março, com a abertura do Bazar Beneficente do Santuário. O objetivo principal é a arrecadação e venda de roupas, sapatos e acessórios usados, além do artesanato produzido pelos alunos do Centro Redentorista de Ação Social. O bazar está aberto ao lado da loja oficial, no Estádio Couto Pereira. Toda renda será revertida para obras sociais do Santuário e também para o Lar Mãe Maria, que acolhe, educa e assiste meninas em situação de risco. Além disso, teremos também a ação "Não entre de salto alto; doe", com arrecadação de sapatos, no dia 10 de março, data do jogo contra o Operário.
Por ser uma iniciativa filantrópica, achei que seria bom divulgar para que a gente consiga ampliar o alcance. Fazer o bem, não importa a quem. Acho que o mundo seria bem melhor se houvessem mais iniciativas dessa natureza.
O email para sugestões ou esclarecimento de dúvidas é o coritibaretribui@coritiba.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)