
Pitaco
O futebol mudou muito de uns anos para cá. Eu me lembro bem da seleção em 1982 na Espanha encantando o mundo (e perdendo para a Itália). Me lembro bem do Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard. Me lembro do Coritiba de 1989, com Tostão, Carlos Alberto, Osvaldo. E agora do Barcelona. Mas vocês já perceberam que esses grupos que eu citei (guardadas as devidas proporções, POR FAVOR!!!) são as exceções no contexto do esporte? Não é trivial nem usual ter tantos times jogando por música no futebol MUNDIAL. O que impera hoje é o mesmo que imperou em outras épocas, o FUTEBOL DE RESULTADO. Não é o resultado que traz título? Sim. Então o que o torcedor comum quer com futebol bonito e bem jogado, com passes e lançamentos de gênio e gols maravilhosos? E eu nem digo que o torcedor comum é mal acostumado, muito pelo contrário. Porque o último time que tivemos jogando esse futebol maravilhoso foi o que eu citei ali em cima, o de 1989. E ganhou o que? Um título estadual (de forma inconstetável, é verdade). O que falta para que todo mundo se convença de que, jogando pelo resultado, o Coritiba pode ir longe? Ano passado foi assim, jogamos pelo resultado e fomos à final da Copa do Brasil. Lógico que a filosofia da Copa do Brasil não pode ser aplicada no Brasileiro. Na Copa do Brasil o approach é diferenciado, a preparação é diferenciada. Basta jogar a primeira partida em casa, fazer um bom resultado (exemplos: Paysandu esse ano e Palmeiras ano passado) e jogar com sabedoria, tocando a bola e envolvendo o adversário na volta. Ou na partida de ida, fora de casa, reforçar a marcação e forçar o adversário a atacar para aproveitar os contra-ataques. No Brasileiro não, ganha a competição quem vencer partidas fora de casa (e logicamente fazer a sua parte em casa). E é nesse aspecto que o Coritiba tem que melhorar. Mas será que o grupo que o Coritiba tem, com a comissão técnica que temos, seguindo esse conceito, será que não temos tudo isso para conquistar competições desse tipo (Copa do Brasil, Sulamericana e Libertadores)? O Brasileiro é diferente, é uma competição de tiro longo, cansativa e difícil. Obviamente que eu gostaria de conquistar o BI brasileiro. Mas de repente a gente precisa rever conceitos. Porque se o caminho para se tornar grande e conhecido, internacionalmente até, é esse, eu acho que o Coritiba tem que seguir por ai, até para pegar moral para crescer no Brasileiro também. E não se descuidar no Brasileiro é OBRIGATÓRIO, porque uma queda para a série B pode ser desastrosa.
Eu posso ir contra a maré, posso ter a opinião discordante de todos, mas eu acho que, NESSE ASPECTO, o Coritiba está no caminho certo. Mas que fique claro também: reforços de QUALIDADE são muito bem vindos. E são absolutamente NECESSÁRIOS. Não para montar uma seleção, e sim para montar um grupo de qualidade. O conjunto hoje é o mais importante num time que pratica o futebol de resultado. E que o resultado venha. Será muito bem vindo também.
Lendo os absurdos que Mário Celso Petraglia publica em seu twitter, eu só chego a uma conclusão: que ele julga as pessoas baseado na sua própria conduta. Dizer que o árbitro vai prejudicar o time dele é afirmar que ele mesmo faria isso com terceiros, externando suas atitudes. Acho que tem que jogar com o sub-20 mesmo ano que vem, tem que se mudar para o Mato Grosso, sei lá. O futebol PROFISSIONAL não precisa disso. Não precisa de um cidadão que se acha acima do bem e do mal, que quer impôr seus conceitos goela abaixo, que quer convencer a todos que a Copa do Mundo no estádio DELE é algo importantíssimo, que pré-julga a todos e EXIGE que suas diatribes e vontades sejam saciadas. Deixa ele falar... Como é que a gente vai dar ouvido para um sujeito que foi pego com a boca na botija comprando árbitro, naquele famoso escândalo Ivens Mendes? Se fosse um exemplo de austeridade, tudo bem. Mas não deixa de ser um exemplo... Um exemplo de como NÃO se deve fazer. Enquanto isso, o neto dele vai passar esse restinho de ano falando que não aguenta mais perder para o Coritiba. E Curitiba pode ter enchente sem ter chuva, tamanha a choradeira.
Ganhar domingo. Esse é o único resultado que interessa ao Coritiba e à sua torcida. E ai levantamos mais uma taça e conquistamos um TRI campeonato depois de tanto tempo. Acima de tudo, manteremos a hegemonia do futebol do estado, relegando os adversários aos degraus de baixo na escala de importância. Não é problema nosso, é deles. CORITIBA TRI CAMPEÃO - EU ACREDITO!!!
Email: fabianoumer@hotmail.com
Twitter: @fabianoum
Rede Social Coxa: Fabianoum
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)