
Pitaco
Antes de mais nada, é importante que sejam colocados dois pontos no contexto da discussão:
1 - Não sou "vuvuzela" nem "urubu". Também não sou "alice". Sou CORITIBA FOOT BALL CLUB!!! Sempre!!!;
2 - FORMULAR CONCEITOS é diferente de EMITIR OPINIÃO. Até porque conceito soa como algo definitivo, que não pode ser discutido. Nada do que eu escrevo ou digo está inserido na primeira categoria, que dá um tom de autoritarismo e propriedade da verdade. Eu EMITO OPINIÃO, algo que pode ser contestado e pode NÃO ser seguido, sem o menor problema, desde que educadamente. O espaço dos comentários está aberto para o debate SADIO e respeitoso;
Falo isso antecipadamente porque vejo um embate muito duro nos comentários de outras matérias onde apaixonados torcedores perdem a compostura diante de uma simples opinião contrária de um terceiro, esquecendo-se que o ponto principal da discussão é motivo de paixão de ambos os lados.
Assim sendo vamos aos fatos:
1 - O Coritiba fez uma boa partida hoje diante do Náutico. Trouxe uma grande vitória e três pontos importantíssimos para a disputa, distanciando-se um pouco mais da zona de rebaixamento. Um grande segundo tempo, aliado a um primeiro tempo ruim. Na média, o time foi bem, premiado pelo empenho dos jogadores, que se doaram na etapa final e fizeram o resultado. Ganhamos com autoridade, com garra, e do jeito que a torcida gosta, com os jogadores se entregando de corpo e alma;
2 - Em contrapartida, a vitória encobriu várias deficiências que DEVEM ser corrigidas nos treinamentos aqui na capital. Falhas na zaga que culminaram com gols do adversário, além de falhas de marcação também no meio e dificuldades no ataque, como o excesso de individualismo de alguns jogadores. Acredito que, corrigindo o posicionamento dos setores, isso estará resolvido.
Conclusão:
Independente do resultado, é IMPERATIVO que a diretoria busque alternativas para dar tranquilidade novamente para os atletas e a comissão técnica. Algo precisa ser feito para que o ambiente fique mais leve no Alto da Glória. Sim, pois é inegável que existem problemas. A saída de Ernesto Pedroso, os problemas de relacionamento entre Felipe Ximenes e Marcelo Oliveira (não adianta reclamar aqui, a imprensa noticiou e fontes próximas aos dois garantiram que aconteceram problemas), jogadores assediados por outros clubes, que "estranhamente" pararam de jogar, rumores em relação ao próprio Ximenes. Tudo isso contribui, e muito, para a instabilidade dentro do clube. E mais estranho ainda é acontecer tudo isso de uma vez. Obviamente a diretoria está se empenhando em resolver tais questões. O Coritiba tem um corpo diretivo competente e eficaz, uma comissão técnica que trabalha forte, um grupo de jogadores homogêneo e uma torcida FABULOSA. Mas carece de mudanças pontuais. E eu não estou propondo que se jogue tudo o que foi feito no lixo. Mudança significa também ajuste. E hoje, mais do que nunca, o Coritiba Foot Ball Club passa por um momento delicado que exige mudança/ajuste para seguir seu caminho, e esse momento me preocupa bastante, assim como preocupa a outros tantos torcedores coritibanos. Quais mudanças/ajustes? Ai vai depender muito da alma do projeto e do planejamento desta diretoria.
Todos sabemos que até a torcida está dividida nesse aspecto. Alguns querem que tudo permaneça como está, outros querem que se mude tudo. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Para tudo é preciso equilibrio. E que a diretoria do Coritiba Foot Ball Club, na pessoa do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, saiba desbastar as asperezas que o departamento de futebol tem, buscando a harmonia e o equilibrio de todo o conjunto. E que comece já contra o Grêmio no fim de semana. Eu acredito!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)